► Enquete. Faltando quatro dias para as Festas Natalinas e dez dias para que entremos no ano novo, com lamentos pela pandemia que ainda não foi embora e as aglomerações, poderemos destacar, exagerada, precisam ser evitadas aos nossos leitores: façam um balanço da maneira que queiram, como foram os seus 365 dias do ano para cada um dos nossos leitores e toda comunidade: Foram bons, foi mais ou menos, ou muito bom e guardem com vocês, ou conversem entre seus familiares; para nós e para as pessoas do nosso convívio, não foi lá estas coisas, porém se a situação não foi generosa conosco, chegou ao nível ideal e normal.
►Cuidados. Tivemos problemas sim, consultas aos médicos como praxe e com o “coração na mão” pela malfadada pandemia, tomando os cuidados para não entrar em desesperos, saindo de casa se necessário’’. Quem precisou agir dessa forma, também se queixa de dores nas costas de tanto se acomodar na poltrona, mas, quem precisou sair e ir às compras, para aquelas sem o delivery e para os demais compromissos, não dispensou a máscara e sempre fugindo das aglomerações a fim de evitar a contaminação, infelizmente registramos abusos sim, pessoas sem a máscara, embora com a vigilância, se não rigorosa mas, existiram. Lamentos sobre famílias que perderam seus entes queridos.
►Vacina. Diz o ditado “antes tarde do que nunca” e, agora que estamos registrando notícias positivas sobre a vacina contra o coronavirus! O início da vacinação no Estado de São Paulo tem data marcada, após o vai e vem das informações a respeito, nos chega notícia através do Governador Paulista João Dória, que antes do final deste mês poderemos ter o início da vacinação. A prioridade será para o pessoal da Saúde evidentemente, considerado grupo de risco e não poderia ser diferente, as demais pessoas que serão vacinadas, começará pelas crianças e idosos. O presidente Bolsonaro, confirmou a compra das vacinas. O Reino Unido já vacinou 140 mil pessoas.
►Indústria. Em 2021 o crescimento econômico de fato deve ser melhor do que este ano – 2020, mas com um avanço ainda desigual, segundo a Revista Veja. Desigual tanto entre países quanto entre setores. Os PMIs (Índice Geral de Compras) divulgados nos últimos meses mostram, por exemplo, a indústria se saindo melhor na recuperação e com serviços ainda sofrendo. Setores como turismo, alimentação fora de casa e lazer só conseguirão retomar plenamente as atividades, com um nível alto da população imunizada e mais alguns setores devem se beneficiar e o investidor precisará estar atento às oportunidades.
►Finalmente. Rio Claro infelizmente neste final de ano teve alguns problemas no setor político e problemas de saúde com o nosso prefeito eleito Gustavo Perissinotto, mas estamos torcendo pela sua recuperação, na esperança para que ele e seu vice-prefeito Rogério Guedes e toda equipe, possam governar a Cidade Azul que tem uma comunidade desejosa de progresso em todos os setores e que possa dar a volta por cima dos problemas que enfrentou ultimamente. Esperamos por 2021 na esperança de muita paz e harmonia em todos os setores da administração municipal e no convívio de uma população ordeira e trabalhadora. Feliz Natal e venturoso Ano Novo, aos nossos colegas, familiares e toda comunidade da CIDADE AZUL!