O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, assim como a prefeitura, está proporcionando aos contribuintes, a oportunidade de renegociarem suas dívidas com descontos, pelo programa de Recuperação Fiscal (Refis).
O desconto de até 90% nos juros e multa em dívidas com o Daae e a prefeitura vai até a próxima quarta-feira (23), último dia do Refis. Na primeira fase, encerrado dia 11 de dezembro, o programa de refinanciamento fiscal do município permitia desconto de até 100% nos juros e multa.
O atendimento presencial está sendo feito somente através de agendamento telefônico, na Central de Atendimento pela linha 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, e atende chamadas de telefones fixos e celulares.
Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. O uso da máscara continua sendo obrigatório para que o atendimento seja efetuado.
Porém muitos estão agendando, mas não comparecem para negociar seus débitos. No Daae, metade dos agendamentos acabam não sendo realizados por conta da ausência do consumidor. Diante disso, o Daae faz um apelo aos consumidores.
“Deixamos de atender quem realmente está precisando. Esporadicamente conseguimos encaixar outro consumidor, mas na maioria das vezes, é um atendimento perdido. Imprevistos podem acontecer, por isso, pedimos encarecidamente que, caso não seja possível comparecer ao Daae para negociar o Refis, ligue novamente para a nossa Central de Atendimento para desmarcar e reagendar o seu atendimento”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.
Por conta da pandemia, desde março a autarquia não está realizando cortes no fornecimento de água por falta de pagamento das faturas. Em último decreto feito pelo município, a suspensão dos cortes vai até dia 31 de dezembro.
Como as leituras e a emissão das contas continuam sendo feitas normalmente nesse período sem cortes, não há isenção dos débitos e sim um prazo maior para que os consumidores possam se programar financeiramente nesta pandemia antes que haja o corte no fornecimento de água por falta de pagamento.
E como atualmente há aproximadamente 16 mil ligações de água que estão em situação de inadimplência em todo o município, sendo oito mil em situação de corte, o Daae orienta que os consumidores procurem o atendimento do Daae para negociar seus débitos, evitando assim, transtornos com o corte no fornecimento de água após o vencimento do prazo do corte, a partir de janeiro.
Apesar dos cortes de água estarem suspensos, o Daae reforça a necessidade de todos fazerem sempre o uso consciente e responsável da água. Ressalta ainda que a prorrogação vale apenas para os cortes de água.
Foto: Divulgação