Nesse sábado (19), o 10º BAEP completou seu primeiro ano de efetiva atividade e atingiu os seguintes números: mais de uma tonelada de drogas retiradas das ruas da região; 450 prisões foram efetuadas, 66 armas de fogo ilegais foram apreendidas; 20 veículos foram recuperados e entregues aos seus proprietários, mais de 13.000 pessoas foram abordadas e cerca de 2.500 veículos foram vistoriados a procura de ilícitos penais. Foram 10 operações em conjunto com o Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil e cerca de 63 criminosos ligados ao PCC presos mostrando o foco da unidade.
Para o Comandante do 10º BAEP, Tenente Coronel PM Fernando Aparecido de Souza, o principal número estatístico do Batalhão são os milhares de apoios às outras unidades da Polícia Militar e aos patrulheiros nas mais diversas ocorrências do dia a dia. “É digna de destaque a ausência de ocorrências de criminalidade ultra violenta no período (novo cangaço). Também é digno de destaque o contexto de queda nos indicadores criminais durante todo o ano na região do Comando de Policiamento do Interior – 9 o que representa o esforço de todos os órgãos de segurança pública envolvidos. Internamente neste primeiro ano o BAEP buscou se estruturar ainda mais com diversos policiais sendo enviados para cursos de especialização e treinamentos diários, aquisição de equipamentos e armamentos especiais, melhoria nas condições de viaturas e instalações e incremento de uma cultura organizacional consolidada com base na disciplina e técnica buscando mitigar as inconformidades”, declarou.
O contexto do ano de 2020 foi repleto de novidades, dificuldades e provações para todos em virtude da Pandemia de COVID-19, mas com força, honra e determinação, os policiais do 10º BAEP não mediram esforços para defender a população da região. “O ano de 2021 será melhor com diversos projetos já em andamento para melhoria contínua desta unidade. Contem sempre com o 10º BAEP. Estamos nas ruas!”, ressaltou o órgão em nota.
ATUAÇÃO
A atuação do 10º BAEP está prevista na Diretriz nº PM3-010/02/14 e inclui Ações de Reintegração de Posse, Apoio às medidas de segurança por visitas de chefes de Estado, Manifestações Públicas de Grande Envergadura, Operação de Patrulhamento Inteligente, Operações de Presença, do tipo saturação (eventos), Operações Especiais ou de Grande Envergadura realizadas conjuntamente ou em apoio às autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público, Escolta Armada de Alta Periculosidade, Controle de Rebeliões em Prisões, Cumprimento de Mandados, Ações de controle de distúrbios civis, Ações antiterrorismo, policiamento com cães, Patrulhamento tático, Movimentação de presos e apoio aos Batalhões de área do Comando de Policiamento do Interior – 9 (CPI-9) (10º BPMI Piracicaba, 19º BPMI Americana, 24º BPMI São João da Boa Vista, 36º BPMI Limeira, 37º BPMI Rio Claro e 48º BPMI Sumaré) área de que se estende por 52 cidades da região e abrange mais de 3.200.000 pessoas.
Foto: Fábio Gerônimo