A prefeitura de Rio Claro realiza a partir deste sábado (12) ação de reforço nas orientações a estabelecimentos em relação à Covid-19. O foco é a mudança nas regras aos bares, restaurantes e lojas de conveniência visando reduzir situações de aglomeração para a segurança dos fregueses e de quem trabalha nesses locais. Os novos critérios passam a valer também a partir deste sábado.
“Fazemos um apelo para que todos colaborem e sigam as regras que têm por objetivo proteger todos contra o novo coronavírus”, destaca o prefeito em exercício, Marco Antonio Bellagamba.
O comandante da Guarda Civil, Luís Fernando Godoy, informa que os guardas municipais entregarão nos bares restaurantes folheto com as novas regras, material produzido com supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, que também tem realizado trabalho de fiscalização e orientação para evitar aglomerações.
“Também conversaremos com os proprietários dos estabelecimentos reforçando a necessidade de engajamento neste momento crucial em que os números da pandemia voltam a subir”, acrescenta Godoy.
Com as novas regras, que seguem determinações do governo estadual, anunciadas nesta sexta-feira (11), os bares podem funcionar até as 20 horas e os restaurantes e lojas de conveniência, até as 22 horas, com venda de bebida alcoólica até as 20 horas.
A ocupação desses estabelecimentos poderá ser de no máximo 40% e o uso de máscara é obrigatório. O distanciamento mínimo é de um metro e meio entre pessoas de famílias diferentes e as mesas devem acomodar no máximo seis pessoas.
Pelos novos critérios também está proibida a permanência de clientes em pé, com exceção das lojas de conveniência. As mesas só podem ficar dispostas em locais abertos e arejados. Os estabelecimentos devem disponibilizar álcool em gel e fazer aferição de temperatura em seus fregueses nos acessos. “A pandemia é um problema de todos. Quanto mais pessoas estiverem respeitando as regras, menos pacientes teremos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.
Além das orientações, a Guarda Civil Municipal também continua com o trabalho de fiscalização e pode ser acionada no caso de irregularidades. As denúncias devem ser feitas diretamente à GCM pelo telefone 153, que funciona 24 horas em todos os dias da semana. Já a ouvidoria municipal recebe denúncias de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, pelo telefone 3526-7105.