Muitas pessoas, de diversas idades e estilos de vida, não sabem nada sobre dinheiro e por isso não conhecem o “mundo de possibilidades” que existe para quem sabe usá-lo da maneira certa. Finanças pessoais é tão importante para a sua liberdade que deveria ser ensinado desde o prézinho nas escolas.
O mais engraçado de tudo é que depois de crescidas, a maioria das pessoas que não gosta de aprender sobre dinheiro, diz que não gosta de “exatas” e não gosta de fazer contas, você é assim também? Se for, preciso lembrar você de que finanças é muito mais do que fazer contas ou saber exatas, já deu para perceber, né?
“Tudo bem Fer, mas mesmo eu sabendo que é mais do que isso, eu ainda acho chato demais, o que eu faço?”
Tudo que não faz sentido para nós acaba sendo chato de fazer, então em primeiro lugar: dê um bom motivo para você entender sobre dinheiro, isso precisa fazer sentido e ser importante para você, caso contrário, você nunca achará legal mesmo.
Em segundo lugar, o autoconhecimento é importante para definir como você prefere aprender: lendo, ouvindo, vendo vídeos, escrevendo? Existem vários estudos sobre aprendizagem que dizem que as pessoas absorvem mais conteúdo quando ensinam o que aprenderam para outras pessoas, com você funciona assim também?
Sabendo a forma que você mais se identifica para estudar e aprender algo, foque nela. Busque os melhores para ensinar você através do canal que você escolheu, e se dedique 15 minutinhos por dia para assistir um vídeo, ler algumas páginas, ouvir um podcast, ou até mesmo gravar um áudio seu, explicando algum assunto que você tenha aprendido. Mas faça isso de maneira natural e sem estresse, sem se obrigar ou se cobrar.
Um dos maiores motivos para não gostarmos de estudar, é a nossa experiência com estudo durante a escola. Eu tenho certeza que você tem um ‘rancinho’ de estudar alguns assuntos por ter sido obrigado a estudá-los sem um motivo bom a não ser para “passar na prova”. Mas, acredite, aprender é tão natural do ser humano quanto ficar mais velho. Aprendemos o tempo todo e adoramos isso. É muito bom quando descobrimos que sabemos algo novo, não é? E melhor ainda quando explicamos isso para outras pessoas.
Então quero lembrar você de que seu problema provavelmente não é com as finanças pessoais, porque, quem não gosta de ganhar mais dinheiro e saber usar? O problema é a sua relação com o estudo. Mas faça esse teste, seguindo os passos que expliquei, tenho certeza que você irá ressignificar suas crenças sobre estudos e vai “viciar” em aprender sobre grana.