Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
REUNIÃO
Na tarde de quinta-feira (16), o deputado Federal e candidato à reeleição, Luiz Lauro Filho (PSB), esteve em Rio Claro onde se reuniu com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), e com os líderes do diretório municipal do PSB. Representantes da Câmara de Rio Claro também estavam presentes.
LIVRE
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu nessa sexta-feira (17) um documento que sugere ao governo brasileiro que reconheça os direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nota informando que o pedido da ONU será encaminhado ao Judiciário e que a iniciativa tem peso de recomendação, pois não é “juridicamente vinculante”.
RASPANDO
O volume de mulheres registradas pelos partidos para as eleições passou por pouco do mínimo exigido por lei. Dados do TSE, de acordo com a Folha de São Paulo, mostram que os pedidos de registro para a disputa pelo cargo de deputado estadual é de 30,7%, enquanto para as vagas para deputado federal é de 31,59%. Esse foi o primeiro número apresentado pela Corte, que ainda pode ser atualizado. Pela legislação, ao menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino nos cargos proporcionais – deputados federal, estadual e vereador.
PROPAGANDA
Com o começo oficial da campanha eleitoral, teve início também a divulgação de publicidade voltada à disputa de outubro. Além dos tradicionais anúncios em rádio e TV, abre-se o período, de maneira inédita, para a divulgação de propaganda paga de candidatos e partidos em redes sociais, conforme já divulgado nas páginas do Centenário. A novidade foi introduzida pela Minireforma Eleitoral (Lei 13.488), aprovada no ano passado.