Um erro grave marcou o GP de Sakhir, no Barein, o penúltimo da temporada de 2020 da Fórmula 1. A falha nos boxes da Mercedes “tirou” a vitória de George Russell, que liderava com folga boa parte da corrida, e quem aproveitou foi o mexicano Sergio Pérez, que na primeira volta chegou a estar na 18ª posição.
O que deixa a situação mais marcante é que Sergio Pérez está fora da próxima edição da categoria, já que a Racing Point, sua equipe atual, não renovou contrato com o piloto mexicano. Essa foi a primeira vitória dele em toda sua carreira.
Pérez não conteve a emoção, já que além de todos os obstáculos, um piloto mexicano não vencia uma prova na Fórmula 1 há 50 anos.
A segunda colocação ficou por conta de Esteban Ocon, que também foi ganhando posições após erro da Mercedes e subiu no pódio pela primeira. Lance Stroll fechou o pódio.
Mercedes erra nos Boxes
Tudo indicava que a Mercedes iria fazer outra dobradinha e que George Russel venceria sua primeira prova de F1 na carreira. Com larga vantagem sobre o restante, a equipe britânica resolveu fazer um pit stop duplo e uma troca de pneus equivocada fez com que Bottas ficasse nos boxes por incríveis 27 segundos e que Russell tivesse que voltar ao pit pois estava com um pneu que pertencia ao finlandês.
Com isso, o que seria uma vitória e um segundo lugar no pódio, terminou com Bottas e Russell brigando nas últimas voltas para tentar ao menos não sair do GP de Sakhir sem pontuar.
A Mercedes curiosamente se livrou de sanções maiores envolvendo a lambança no pit stop. A equipe tomou apenas uma multa, o que permitiu ao piloto britânico manter seus primeiros pontos conquistados na categoria.
Estreia de Fittipaldi
O jovem piloto brasileiro Pietro Fittipaldi largou o GP de Sakhir na última colocação, porém aproveitou os diversos erros individuais na largada de seus adversários para assumir a 16ª posição. No entanto, aos poucos a falta de experiência fez com que Aitken e Raikkonen ultrapassassem o brasileiro, que foi para a 18ª posição (última já que Verstappen e LeClerc abandonaram a corrida).
Mais para o fim da corrida, Latif abandonou a prova, deixando o brasileiro na 17ª colocação.
Russell comanda o ritmo da corrida
Apesar da inexperiência na Fórmula 1 ainda, George Russell teve atuação digna de “gente grande” neste fim de semana. O britânico de 22 anos liderou dois dos três treinos livres, ficou com a segunda colocação no classificatório e tomou a primeira posição de Bottas já na largada.
Foto: Divulgação/Fórmula 1