Em duelo isolado que fechou as oitavas de final, a Ferroviária foi ao estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, na tarde desta quinta-feira (3), venceu, por 1 a 0, novo Clássico Bota-Ferro diante do Botafogo e avançou na Copa Paulista.
No último domingo (29), na Fonte Luminosa, em Araraquara, os grenás já haviam triunfado pelo mesmo resultado. Dessa forma, eliminam os tricolores com 2 a 0 no placar agregado e vão enfrentar o Marília nas quartas de final, em dias e horários que ainda serão confirmados.
O duelo começou equilibrado, mas a primeira grande chance foi do Botafogo. Aos nove minutos, Caetano deu lindo passa para Murilo Oliveira, que deixou a marcação para trás na velocidade e, quase entrando na pequena área, tentou uma finalização de bico, uma batida estranha. A bola saiu próxima à tarde esquerda, levando perigo. Chance cristalina desperdiçada pelos donos da casa, que ameaçaram na sequência.
Aos 14, Dudu tabelou com Caio e arriscou de longe. O goleiro afeano, Tom, caiu e colocou para escanteio. A partir daí, os mandantes de fato passaram a reger o ritmo do confronto e arriscaram chutes de fora da área, com, por exemplo, Wesley, aos 18 e aos 29, mas não levaram perigo. A Ferroviária chegou apenas no final. Velicka, aos 32, e Jhoninha, aos 47, em batidas de longe, exigiram defesas tranquilas de Gustavo, o arqueiro botafoguense.
Precisando da vitória, o Botafogo retornou dos vestiários ainda mais imponente, se posicionando inteiramente no campo de ataque. Novamente, porém, encontrou dificuldades na criação. Tanto é que, apenas aos 16 minutos, houve uma boa chance. Alan Dias arriscou de muito longe, rasteirinho, mas Tom se esticou todo e tocou para fora.
Já aos 19, João Victor, após espirrada, mandou um tirambaço quase do meio de campo. A bola saiu lambendo a trave direito, com imenso perigo. Depois, a Ferroviária equilibrou as ações e até conseguiu abrir o placar. Aos 38, Ednei cruzou escanteio pelo lado direito e mandou na medida para Marcos Paulo, que testou forte para o fundo do barbante.
Confira os confrontos das quartas de final:
Portuguesa x Água Santa
XV de Piracicaba x Comercial
Marília x Ferroviária
São Bernardo FC x Portuguesa Santista
Por Federação Paulista de Futebol / Foto: Ferroviária de Araraquara