Imagine você entrando em uma reunião, ou convidado em uma festa (proibido a aglomeração de massa), ou ainda iniciando uma venda, ou ainda no seu primeiro encontro. Qual seria a sua postura nesses casos citados? Você estaria com os ombros caídos? Olhar para baixo? Testa franzida? Uma respiração ofegante? Que imagem você passaria para as pessoas? Uma imagem positiva ou negativa?
Desde épocas antigas, posturas corporais expansivas são maneiras conhecidas de alguém se impor. Uma boa postura corporal pode refletir o seu estado de espírito. Todo mundo reconhece quando alguém está deprimido ou triste, os ombros estão caídos e encolhidos, querendo se esconder da vida. Conhece alguém assim?
Quando mudamos nossa postura mais ereta, preparamos nossos sistemas mentais e psicológicos para enfrentarmos desafios. Isto de certa forma aumenta nossa confiança. O efeito poderoso das posturas pode ser explicado pela neuroendocrinologia, que é a ciência que estuda a relação entre os sistemas nervoso e endócrino.
O que acontece realmente é que a conexão começa com a percepção física do corpo no espaço. Ou seja, rapidamente, mudando sua postura, que é algo extremamente simples, realmente, você já tem o efeito no sistema hormonal.
Procure verificar a postura de um meliante quando é algemado e levado ao carro da polícia, ou ainda quando são levados para a cela. Tudo isso indica que perdeu o controle da situação, e é isto que você demonstra o tempo todo quando assume a postura de seu corpo inclinado.
Sabe-se há muito tempo que existe uma relação muito forte entre o corpo, emoções, cognição e comportamentos. É tão fácil mudar suas emoções simplesmente mudando a sua postura. Um detalhe até o seu caminhar pode representar seu estado de espírito. Em um de meus treinamentos peço para um voluntário pensar em algo desagradável e que caminhe e, em um determinado momento peço que dê um “pulinho”, alternando seus passos e depois comparar o resultado. Faça você mesmo de vez em quando, mude seus passos diferentemente do seu habitual, comprove. No mínimo será divertido!
A neurociência já dispõe de pesquisa fundamentada relacionada ao assunto em questão. Existe uma parcela significativa de neurocientistas que defende que a mudança interior pode acontecer quando a pessoa expressa sua postura de maneira consciente e mais ereta, conseguindo ter mais impacto emocional diante das áreas de sua vida.
Assim sendo, o seu corpo fala. Então, seria interessante e curioso conscientizar-se disto, aplicando eficazmente em seus relacionamentos, compreendendo que suas expressões e posturas podem te sabotar ou trabalhar a seu favor o tempo todo. E lembre-se: faça da sua fisiologia o reflexo do seu estado de espírito. Desafie-se, pois é tempo de mudanças! Pense nisso!