De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada município de nosso planeta deveria possuir em média doze metros quadrados de área verde por habitante, ou o equivalente a uma árvore por pessoa dentro da área urbana.
Não precisamos andar muito por nossas ruas e avenidas para percebermos que ostentamos um enorme déficit de árvores plantadas, só em nossas calçadas, além de praças públicas e canteiros centrais das avenidas de grande circulação, isentas de vegetação e exploradas para fins comerciais.
A matéria prima para que possamos atingir os níveis aceitáveis de cobertura vegetal, temos em nossos dois viveiros municipais.
O primeiro situado no Horto Municipal do Distrito de Ajapi, gerenciado pela Prefeitura Municipal, produz mudas de árvores e arbustos nativos e exóticos para serem plantadas em nossa área urbana, em canteiros, praças e calçamentos.
O outro viveiro, gerenciado pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), produz mudas de árvores nativas para serem plantadas em áreas de preservação permanente, mais especificamente em áreas de mata ciliar, com a principal função de proteger as nascentes e os mananciais utilizados para o abastecimento público de Rio Claro.
Os viveiros municipais através de uma parceria com o Consórcio das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), através do Programa de Proteção aos Mananciais, recebe anualmente sementes e embalagens para mudas, além de assessoria técnica. O Consórcio é uma associação civil de direito privado, referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos.
Além do Consórcio PCJ, há munícipes que fazem a doação de sementes e mudas, e incentivam a população a aderirem projetos de plantio de árvores em vias públicas, individualmente ou em nome de associações contribuem também para um ambiente mais saudável, com mais sombra, menos poluição e demais benefícios ecológicos, melhorando a qualidade de vida da população.
Em breve, conheceremos a nova equipe de governo municipal que estará trabalhando por uma Rio Claro sustentável, seguindo as metas elencadas no Plano de Governo à ser implantado e que destaca a criação de um novo Código Municipal de Arborização Urbana, enriquecido pela participação popular, incentivando e sensibilizando a população rio-clarense da real necessidade do plantio de árvores defronte as vossas residências.
Aproveitando o gancho do slogan de campanha da próxima administração municipal, acrescentaríamos mais uma palavra no final da frase, que representa satisfação, perseverança, fertilidade e natureza.
“RIO CLARO MERECE MAIS VERDE “.