O prêmio foi entregue na abertura do XII Simpósio Nacional de Geomorfologia – SINAGEO, que ocorreu dos dias 24 a 30 de maio deste ano, na cidade de Crato-CE, região do Cariri.
No ano passado, Hudson de Azevedo Macedo aceitou a sugestão do professor Aguinaldo Silva e inscreveu sua tese no concurso promovido pela União da Geomorfologia Brasileira – UGB: Prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Geomorfologia Prof. Aziz Nacib Ab’Sáber. No final, ficou surpreso com o resultado, pois, apesar de confiar no trabalho, tinha consciência de que existem boas pesquisas sendo desenvolvidas no Brasil.
Segundo Hudson, que é Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a ideia de se estudar a geomorfologia fluvial do rio Paraguai no Pantanal surgiu quando ele estava terminando a graduação em Geografia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, na cidade de Corumbá e, por incentivo do professor Aguinaldo Silva, ingressou na pós-graduação.
Nesse momento, ele havia acabado de ganhar um prêmio como destaque do 2º Geopantanal, evento que tem como objetivo promover o encontro de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, o que o incentivou muito para que continuasse as pesquisas no Pantanal, desenvolvendo projetos que o fizeram ingressar no mestrado e doutorado. Outra questão que também influenciou no desenvolvimento do trabalho premiado foi o fato de que existem poucas pesquisas sobre geomorfologia do Pantanal.
Hudson conta que no início não possuía um projeto de financiamento da pesquisa, mas isto logo foi resolvido quando os seus professores aprovaram projetos junto ao CNPq e à FAPESP. “Com os recursos financeiros dos projetos, pudemos realizar todas as atividades (trabalhos de campo e análises laboratoriais) da pesquisa. A minha relação com o meu orientador, José Cândido Stevaux, sempre foi muito boa.
Ele geralmente confiava e concordava com minhas decisões a respeito de como deveríamos realizar a pesquisa”. No final, quando a ficha finalmente caiu, Hudson se mostrou realizado e diz que pretende seguir esse caminho, com foco e determinação, e aproveita para fazer um agradecimento. “Tenho muito que agradecer a todos que contribuíram para este prêmio, em especial aos professores José Cândido Stevaux, Aguinaldo Silva e Mario Assine, meus orientadores, que tanto me ensinaram e contribuíram para minha formação”.