A campanha de vacinação contra a poliomelite e sarampo começou em Rio Claro no dia 4 e segue até 31 de agosto.
A meta do governo federal é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo.
Em Rio Claro, 9.079 crianças devem ser vacinadas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro mostram que até o dia 9 de agosto foram aplicadas 5.495 doses de vacina, sendo 2.753 contra a pólio e 2.742 contra o sarampo (tríplice viral). Os números, de acordo com o setor, representam uma cobertura de cerca de 30% acima de cidades de mesmo porte de Rio Claro, ou maiores, na região. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, devem receber vacinas contra a poliomielite e a tríplice viral crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A tetra viral está sendo aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.
ROTARIANOS
Os rotarianos do mundo todo estão trabalhando para erradicar a poliomielite há mais de 30 anos. Os rotarianos de todos os Rotary Clubs da cidade de Rio Claro, o Rotaract Club de Rio Claro, o Interact Club de Rio Claro Cidade Azul e a Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio Claro, num trabalho conjunto com a Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, estão trabalhando para conscientizar as famílias sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e sarampo e imunização das crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, a fim de livrá-las dessas duas terríveis doenças.
Os rotarianos agradecem a oportunidade de poder trabalhar ativamente nessa campanha de vacinação. Para aumentar a cobertura vacinal das crianças nessa faixa etária, os rotarianos realizam várias ações. Entre as oito que fazem parte da programação está a presença de rotarianos, rotaractianos e interactianos em vários postos de vacinação para auxiliar na divulgação da campanha, organizar filas de vacinação e orientar sobre a necessidade de apresentação da carteira de vacinação para imunizar as crianças, além de visitas nas escolas.
“O que chamou bastante a atenção dos rotarianos é que as escolas acolheram com muita receptividade e disposição para ajudar as orientações dadas pelo Rotary e pela Vigilância Epidemiológica e prontamente distribuíram os folhetos para os alunos”, disse a rotariana do Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul, Carmem Silvia Rozin Kleiner, que tem ajudado no trabalho. Todas as ações durante o período tem o único objetivo: o de conscientização, alerta Carmen que viu de perto pessoas com a doença. “A vacinação é de muita importância para a saúde da população.
Embora não tenhamos casos recentes de poliomielite e, exatamente por esse motivo, talvez não estejamos dando a devida importância à imunização, as pessoas mais velhas, inclusive eu, conviveram com colegas de escola que tiveram poliomielite. E sabemos como é difícil viver com as sequelas motoras e respiratórias dessa doença.
E também nos lembramos dos alunos que faltavam às aulas por estarem acometidos com sarampo, não somente devido aos sintomas e mal-estar ocasionados pela doença, mas pela facilidade de contágio. Não permitam que seus filhos estejam expostos a essas terríveis doenças. A vacina é o único caminho para prevenir e ter uma vida saudável”, alerta a rotariana.
MASCOTE
Algumas visitas do personagem Zé Gotinha estão sendo realizadas nas escolas de Rio Claro. Na quarta-feira (15), equipe da Vigilância Epidemiológica e o Zé Gotinha estiveram na Escola João Batista Maule, no distrito de Assistência, realizando a divulgação. Nessa quinta-feira (16), a mascote visitou as crianças da escola municipal Dom Pedro 1º e, na terça-feira (21), será a vez dos alunos da escola Paulo Koelle receberem a visita do Zé Gotinha. Nas visitas, as crianças recebem orientações e as atividades incluem distribuição de material direcionado aos pais, contendo informações sobre a importância da vacinação.
DIA “D”
No sábado (18), a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico) e também na unidade central da pasta, na Avenida 2, entre ruas 3 e 4, sempre das 8 às 17 horas. Para chamar a atenção das crianças que forem até a unidade no Centro, um trenzinho fará passeios das 9 às 13 horas, em pequenos percursos com as crianças e os pais.
O personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, também estará no local tirando fotos e distraindo os pequenos. Depois das 13 horas, o Zé Gotinha irá para as demais unidades de saúde receber as crianças. É importante que os pais não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação dos filhos e apresentá-la nos postos de saúde.