O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro atua como Pró-ativo conforme informou a assessoria do hospital, ressaltando o funcionamento. “Temos um número grande de cadastrados e à medida que vamos precisando de doadores, vão sendo acionados e cadastrados. Então nosso banco não tem problema, justamente por conta do sistema que nosso banco de sangue atinge. Ocorre uma baixa na época de festas, como Natal e Ano Novo, aí geralmente fazemos campanhas”, informou.
No Banco de Sangue de Rio Claro são feitas em torno de 230 doações mensais. “Reforçamos que estamos atendendo com horário marcado neste período de pandemia”, destacaram os profissionais.
As coletas em Rio Claro acontecem às segundas, quartas e sextas das 7 às 11 horas. O agendamento pode ser feito pelo Whatsapp (19) 9.9288-9737. “Estamos com o estoque bom, porém reforçamos que o final do ano está se aproximando e a tendência é cair o número de doações”, reforçaram os responsáveis.
ESTADO
Já na Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, conforme divulgação do governo havia baixa no estoque do tipo O que era insuficiente para abastecimento dos hospitais. A Fundação Pró Sangue – Hemocentro de São Paulo fornece sangue para todo o estado.
Recentemente, o estoque operava com apenas 30% das bolsas necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado. Por conta da pandemia da Covid-19, a doação de sangue registrou forte queda nesse ano, impactando no nível das reservas. Com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda de sangue aumentou muito. Mesmo com ampla divulgação, a coleta havia registrado baixo número de doações. A instituição não está conseguindo tirar o estoque do nível de criticidade, situação que se arrasta há algumas semanas. Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Fundação, que pode ser acessado em prosangue.hubglobe.com.
A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores.
A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Mensalmente, coleta e processa cerca de 10.000 bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo, o Hospital Dante Pazzanese. Essa tarefa representa um grande desafio diário, uma vez que o sangue é fruto de doação voluntária e, em nosso país ainda não há uma cultura de doação de sangue com regularidade.
RECOMENDAÇÃO
Para doar a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, se for menor de idade deve ir acompanhado do responsável, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica durante 24 horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, estar em boas condições de saúde, ir alimentado e levar documento com foto.
Foto: Divulgação