Verão chegando e praias e represas sendo cada vez mais procuradas pela população como uma opção de lazer. Mas como garantir a segurança de banhistas em épocas onde a demanda aumenta tanto? Para isso, anualmente o Corpo de Bombeiros realiza um curso de capacitação para guarda-vidas contratados pelo Estado e municípios a fim de garantir que esses profissionais estejam aptos a atuar em situações de risco dentro da água, especialmente quando se trata de afogamentos.
No último feriado prolongado, os bombeiros marítimos foram protagonistas de quase 100 salvamentos no litoral paulista. Mas também houve muitos casos emblemáticos, onde o resgate foi realizado por guarda-vidas, sejam eles municipais ou estaduais.
No último dia 9, por exemplo, teve início o treinamento de 600 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), contratados pelo Estado para reforçar a segurança durante a operação Praia-Segura 2020/2021. Também está em andamento a capacitação de cerca de 400 guarda-vidas municipais.
A preparação desses novos profissionais é realizada por sargentos, comandantes de pelotão, e bombeiros instrutores, com usos de botes de salvamento e motos aquáticas.
Durante as aulas, os alunos são colocados à prova com a simulação de ocorrências predominantes em praias e represas, com o passo a passo de como agir e também de como orientar as vítimas. Eles têm aulas, como técnicas de recuperação de afogados, oceanografia, noções básicas de embarcação, além das disciplinas práticas de salvamentos e atividade física.
Toda a capacitação chega a quase um mês de duração e incluí estágios supervisionados, gerando um incentivo para que os participantes, posteriormente, sigam a carreira militar. O treinamento acontece todos os anos para garantir a segurança de banhistas nas altas temporadas.
Foto: Divulgação