Foi publicada nesta terça-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro, a nomeação de Symone Araújo para a diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ela vai ocupar a Diretoria , que era conduzida interinamente por José Gutman, que havia ficado vaga com a saída de Aurélio Amaral, em março desde ano.
Symone Araújo, que comandou o Departamento de Gás Natural do MME (Ministério de Minas e Energia) nos últimos 11 anos, é engenheira química pela Universidade Federal de Sergipe e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela UnB.
Nos anos de 2017, 2018 e 2019 foi uma das convidadas e participou como painelista do Fórum Brasileiro do Gás Natural, promovido pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer). “Symone é uma das mais capacitadas profissionais do serviço público federal. Tem profundo conhecimento técnico onde a ANP atua e excelente trânsito entre os agentes dos segmentos de petróleo, gás natural e biocombustíveis”, destacou o diretor de relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Quilici.
Esta é a segunda nomeação de Bolsonaro para o comando da ANP. Na última semana, Bolsonaro nomeou o contra-almirante Rodolfo Saboia como o novo diretor-geral da agência, a partir de 23 de dezembro. No mês passado, Bolsonaro indicou a especialista em regulação Tabita Loureiro para a próxima vaga que será aberta na diretoria da ANP do término do mandato de Felipe Kury, em 21 de dezembro.
Foto: Divulgação