Na tarde de sexta-feira (06), as equipes da Defesa Civil em conjunto com a Brigada da FEENA, trabalharam no combate de mais um grande foco de incêndio florestal na região que faz divisa com o bairro Bela Vista. As chamas foram produzidas por indivíduos desconhecidos e consumiram aproximadamente 2.000 m² de vegetação causando novamente transtornos para os moradores das vizinhos a Floresta.
A ação rápida das equipes foi decisiva para a evitar a propagação do problema já recorrente em vários pontos da cidade. A sociedade pode contribuir para minimizar esse tipo de problema denunciando de forma anônima através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal.
Nessa semana, a Defesa Civil de Rio Claro divulgou dados dos trabalhos realizados no mês de outubro. De acordo com o levantamento, o período apresentou queda no número de incêndios na Feena, matas, terrenos e outros pontos, sendo 11 registros. Apesar do declínio, de janeiro a outubro foram 108 incêndios, o mês com mais ocorrências foi setembro que somou 26 atendimentos das equipes que atuaram no combate. O balanço mostra ainda que de janeiro a outubro a Defesa Civil realizou 1721 monitoramentos em áreas de risco. “Destacamos que, com a mudança do clima e a diminuição dos focos de incêndio o Departamento volta a concentrar as ações relacionadas ao monitoramento em áreas de risco, agora com ações voltadas a moradias em áreas de risco de inundação e outras áreas ocupadas irregularmente e que estão sujeitas a alagamentos”, explicou Wagner Martins da Defesa Civil.
Ao longo do ano também foram registradas 88 vistorias de danos estruturais, 53 ocorrências com árvores, 55 envolvendo fios e postes e 14 com produtos químicos.
INCÊNDIOS
Em setembro, as equipes se empenharam em parceria com o Corpo de Bombeiros, equipes de empresas, usinas e da Feena, para o combate de incêndios em diversas regiões da cidade e a maioria de grandes proporções.
Em outubro, por exemplo, uma área superior a 50 hectares foi atingida na região do aterro Sanitário e a Antiga Usina Corumbataí.
Foto: Divulgação