Dúvidas
Quando a pandemia do coronavírus vai acabar? Há dúvidas e nos últimos meses, diversas previsões foram feitas. Saber quando o contágio do novo coronavirus será reduzido e estará sob controle é algo que intriga a todos – cientistas, governantes, empresários, médicos e, certamente, você. Veja o que se sabe sobre o assunto. O conteúdo foi desenvolvido com a colaboração do pesquisador Fernando Bozza do Instituto D’Or de Pesquisa e ensino e do infectologista Rodrigo Amâncio da Fundação Osvaldo Crus e Hospital federal dos Servidores do Estado. Eles trabalham juntos em estudos para prever o avanço do novo coronavírus no Brasil. Dá para prever a Pandemia?
Previsão
Muitos perguntam se dá para prever o fim da pandemia. O termo usado quando uma epidemia se espalha por diferentes continentes e se sustenta a partir de transmissão de um indivíduo para outro. Ainda não é possível prever quando a pandemia do novo coronavírus irá acabar. Até que exista uma vacina, os pesquisadores calculam que ela possa persistir por mais de 18 meses e chegar até mesmo a dois anos, dependendo da região. As últimas notícias a respeito de uma vacina é de que a Oxford poderá desenvolvê-la no Brasil a primeira vacina em conjunto com o Instituto Butantã.
Diminuição
Será que o número de casos tende a diminuir? Os cenários apontam que poderemos ter diminuição da pandemia ao longo do tempo? Há perspectiva que sim, isto é, poderemos ter transmissões ao longo do tempo, as chamadas ondas, ora o número de casos diminuirá ora será mais. Na falta de uma vacina, o isolamento (separação de pessoas doentes das não doentes), o distanciamento social (redução de interação entre pessoas doentes das não doentes), ainda são os métodos mais eficientes de controle de transmissão do novo coronavirus. Só que, infelizmente, há muito abuso nesses casos.
Pesquisa
A revista Veja, trouxe no último dia 25/10 que um grupo de especialistas alerta para a perspectiva de período de ressurgimento do coronavírus pelos próximos dois anos. Em relatório publicado recentemente. A equipe o Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota nos Estados Unidos, afirma que a pandemia só deve acabar quando 60% a 70% da população mundial estiver imunizada. No documento intitulado O futuro da pandemia de Covid-19: lições aprendidas da gripe pandêmica, os especialistas escreveram que “essa pandemia não terminará em breve” e afirmaram que “as pessoas precisam estar preparadas para possíveis ressurgimentos periódicos da doença nos próximos dois anos”.
Colônia
A diretoria do Sindicato dos Ferroviários Paulista nos comunica que a colônia de Férias “Hary Normanton” na Vila Mirim – Praia Grande, abriu no dia 29/10 período de reservas para ocupação de 60% do número de apartamentos. Segundo nos informou o diretor Waltercy de Mello, ficou determinado que não poderá ter lotações de ônibus de excursões. Trata-se, portanto, de oportunidade concedida pelas autoridades, respeitando as proibições de grandes aglomerações em decorrência do covid-19. Nas dúvidas, ligar para 3524-3602, falar com a secretária Thaís.