O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) alerta que começou no domingo (1) a piracema, que é o período mais importante para a reprodução dos peixes. Durante ele, os peixes se deslocam até as nascentes dos rios para desovar. Em razão disto, os policiais militares ambientais realizam operações para coibir, a prática da pesca de peixes nativos, sobretudo, nas Bacias Hidrográficas do Rio Paraná e Atlântico Sudeste, durante este fenômeno da natureza.
Também são proibidos, nos rios que fazem partes destas bacias, a realização de competições como torneios, gincanas ou outro esporte em que haja a captura ou armazenamento de peixes nativos. Além disto, o uso de trapiche ou qualquer outro tipo de plataforma flutuante é vetado. Contudo, a pesca de peixes não nativos é permitida obedecendo algumas restrições.
Os pescadores profissionais, frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, hotéis, restaurantes, bares e similares devem entregar ao IBAMA ou ao órgão estadual competente declaração dos estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, no prazo de dois dias úteis a contar desse domingo (1º).
Para mais informações, esclarecimentos ou denúncias consultar a página da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo
FLAGRANTE EM PIRACICABA
Em Piracicaba equipes da Polícia Ambiental em patrulhamento às margens do Rio Piracicaba, Surpreenderam um homem na prática de pesca amadora com caniço de nylon com molinete em local interditado (a 50 metros da desembocadura) e em período de Piracema/ defeso.
A autuação foi com a penalidade de advertência pois ainda não havia capturado pescado (peixes). Os petrechos de pesca foram apreendidos e depositados na Sede do pelotão ambiental em Rio Claro onde ficarão depositados até a data do agendamento ambiental. O atuado foi orientado quanto a data do agendamento ambiental.
Foto: Arquivo/Divulgação