Em Rio Claro, o ponto facultativo referente ao dia do funcionalismo público, celebrado em 28 de outubro, foi transferido para a próxima sexta-feira, dia 30. Além disso, a segunda-feira (2) será feriado nacional do Dia de Finados e por isso haverá alteração no atendimento da maioria dos serviços públicos municipais, que não terão expediente nessas duas datas. Uma das exceções é a coleta de lixo domiciliar, que será realizada normalmente na sexta-feira e no feriado de segunda-feira, e também no sábado (31). Os moradores de bairros onde há coleta nesses dias podem colocar o material para ser recolhido como de costume. Aos domingos, não há coleta de lixo domiciliar no município.
Os ecopontos abrem em horário normal na sexta-feira (das 8 às 20 horas), sábado (das 8 às 17 horas), domingo (das 8 horas ao meio dia) e em horário especial no feriado de segunda-feira (das 8 horas ao meio dia). O serviço de cata bagulho será realizado normalmente na sexta-feira e não terá atendimento na segunda-feira, devido ao feriado. Aos sábados e domingos, não há cata bagulho em Rio Claro.
A coleta seletiva de lixo em Rio Claro será realizada normalmente na sexta-feira e no sábado (31). Na segunda-feira (2), feriado, não haverá coleta seletiva no município. Aos domingos, o serviço não é realizado.
SAÚDE
Durante todo o final de semana prolongado o atendimento médico emergencial na rede pública municipal de saúde de Rio Claro será feito em plantões 24 horas. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a unidade de pronto atendimento do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre as ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.
A rede municipal de saúde também atende nesses dias as emergências psiquiátricas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho ao pronto atendimento do Cervezão.
O Samu atende emergências 24 horas pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia atenderá normalmente na sexta-feira, sábado, domingo e feriado de segunda-feira em horário normal, das 8 às 17 horas. As unidades ficam no Cervezão (Rua M-9, número 50) e Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde). Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.
FEIRA CORUJÃO
A Feira Corujão de Rio Claro não terá edição nessa sexta-feira (30). A atividade retorna no dia 3 (terça-feira), a partir das 17h30.
DAAE
No caso do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) o telefone 0800-505-5200 ficará disponível 24 horas para assuntos relacionados à distribuição de água, solicitação de serviços e agendamento de atendimento. A linha atende chamadas por telefone fixo e por celular e também deve ser utilizada nos finais de semana.
O atendimento presencial está sendo feito apenas mediante agendamento telefônico, também no número 0800-505-5200 e retorna na terça-feira (3), às 9 horas. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
CEMITÉRIO
Devido ao coronavírus o cemitério municipal São João Batista de Rio Claro não terá neste ano a tradicional programação religiosa do Dia de Finados. A diocese de Piracicaba suspendeu as missas que vinham sendo realizadas no local anualmente durante as celebrações de 2 de novembro para reduzir os riscos de contágio.
A prefeitura já definiu como será o funcionamento do cemitério municipal no Dia de Finados. Os quatro portões serão abertos às 7 horas e em todas as entradas haverá álcool em gel para que os visitantes higienizem as mãos. Será proibida a entrada sem máscara. Os portões laterais (nas avenidas 19 e 23) e o portão do fundo (Rua 20) serão fechados às 17 horas. O portão principal (Rua 16) será fechado às 18 horas.
Já os serviços de limpeza e reparos de túmulos poderão ser realizados até a sexta-feira (30). Como neste período aumenta a movimentação nos cemitérios, a prefeitura estendeu o horário de manutenção dos jazigos, que poderá ser feita das 8 às 16 horas.
Mesmo com o horário ampliado, os serviços deverão ser realizados respeitando as regras sanitárias, para evitar contaminação pelo coronavírus. Não é permitida a presença de pessoas menores de 18 anos ou maiores de 60 anos. É preciso trajar vestimenta apropriada para a atividade (calçados impermeáveis e luvas de borracha), além da máscara de proteção cobrindo boca e nariz. São permitidos, no máximo, dois prestadores de serviços por sepultura, sendo que ambos devem permanecer distantes dos jazigos durante a realização de eventuais sepultamentos.
O serviço deve ser feito com produtos de limpeza à base de Hipoclorito de sódio (Água Sanitária), na medida indicada pelo fabricante para que exerça a ação oxidante/desinfetante/bactericida. Os produtos devem ter a fabricação registrada pelo Ministério da Saúde/Anvisa indicada em rotulagem adequada e em recipientes padronizados para este tipo de produto.
Foto: Divulgação