A instalação de lombadas na estrada que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi gerou vários apontamentos por parte da população, alguns favoráveis e outros contra. O Secretário de Segurança Pública de Rio Claro Marco Antonio Bellagamba ressaltou que a implantação foi necessária devido ao número de infrações no trecho e segue todas as normas. “As lombadas são instrumentos previstos pelo Código Nacional de Trânsito e são de fundamental importância porque visa reduzir a velocidade nos locais onde existe risco de acidentes. Elas são construídas após estudos técnicos e de acordo com as métricas estipuladas pela resolução específica do Contram”, disse o secretário ressaltando ainda que a estrada que liga o Distrito Industrial à Ajapi é uma das campeãs em registro de multas por excesso de velocidade, por isso recebeu os dispositivos. “Era onde mais acontecia excesso de velocidade. Houve reclamação por conta de multas de radar, ai colocamos lombadas, ai reclamam porque tem lombada, mas está morrendo gente, então é complicado. O administrador público tem que prevenir, evitar que este tipo de acontecimento venha se repetir. É uma forma que estamos tendo para evitar que mais acidentes aconteçam. São necessárias e muitos acidentes vão ser evitados com a instalação desses equipamentos de segurança de trânsito”, ressaltou o secretário.
No dia 2 de outubro um acidente fatal foi registrado na antiga estrada municipal que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi. Emerson Rodrigo da Silva de 34 anos morreu no local. A Secretaria de Segurança ressalta que o acidente não foi registrado nas lombadas. Segundo o registro ocorreu na região da balança, próximo à Escola Agrícola “O acidente não foi próximo onde foram colocadas as lombadas”, afirmou o secretário.
NOVAS LOMBADAS
Dois bairros e um distrito ao longo da estrada entre Distrito Industrial e Ajapi, em Rio Claro receberam lombadas para maior controle do tráfego, com o objetivo de evitar acidentes e preservar vidas. São quatro novas lombadas. Uma no Distrito Industrial, perto da empresa Jaw, duas no bairro rural Alan Gray e uma no distrito de Ajapi, no cruzamento da via com a Avenida 11.
Um dos levantamentos disponíveis mostra que no espaço de 12 meses (de março de 2019 a março de 2020) 1.275 multas foram aplicadas na pista por excesso de velocidade. A colaboração e atenção dos condutores são essenciais para que se possa reverter a situação.
Foto: Divulgação