A Unimed de Rio Claro, nos preparativos para comemoração de seus cinquenta anos de existência, preparou matéria especial sobre os novos convênios médicos e dificuldades encontradas.
Com o crescimento dos contratos através da qualidade dos serviços demonstrados, a credibilidade e a seriedade da Unimed eram cada vez mais notórios para toda a cidade e região. Todavia, a maior parte dos custos ainda estava sendo coberta pelos médicos cooperados, apesar de diversos auxílios como uma doação da APM (Associação Paulista de Medicina), seção Rio Claro, face ao caráter público-social que a Unimed já demonstrava. Para ter-se idéia das dificuldades da época os primeiros impressos foram conseguidos com a sensibilização da gerência do Banco de Comércio e Indústria de Minas Gerais que permitiu o uso de sua gráfica, em troca da movimentação da conta da cooperativa na agência de Rio Claro. Foi uma troca de grande valor social e prova de confiança.
Dentre os grandes saltos da cooperativa destaca-se a assinatura de um convênio com um grupo de 10 empresas, pelo sistema pré-pago. A partir deste contrato, e com a oferta de planos especiais como o PEA, Plano de Extensão Assistencial, que estendia o uso do plano por cinco anos à família de usuário falecido, a Unimed Rio Claro já começava a caminhar com mais desenvoltura, alicerçada sempre na qualidade natural que possuía. O crescimento da cooperativa, tanto em Rio Claro quanto no Brasil, também implicava na necessidade de novos investimentos, como um setor próprio de contabilidade que permitisse aos diretores conhecimento imediato do desenvolvimento da Cooperativa, departamentos de recursos humanos, de marketing e comercialização mais profissionais etc.
A inovação que a Unimed Rio Claro detinha podia ser avaliada, por exemplo, com este episódio: por meio do Setor de Informática foi a primeira Singular a testar a “carteirinha nacional”, com seus usuários em dezembro de 1985, no convênio Skol-Brahma. Muitos planos e fundos foram criados desde então, como planos de educação cooperativista para programas de dinamização ao cooperado e cursos e seminários para diretores e funcionários; Fundo de Assistência ao Cooperado, que fornece assistência médica, pecuniária e social ao cooperado e aos seus familiares, dentre tantos outros.
Para aprimorar ainda mais seus serviços no atendimento aos usuários, a Unimed cria, em 1990, o SAU – Setor de Atendimento ao Usuário, coordenando atendimento ao público, às empresas contratantes e nas demais Unimeds, e encaminhando serviços inexistentes em Rio Claro.
Pioneira na Saúde Complementar de Rio Claro, em 1993 enfrentou a entrada de concorrência e, com firmeza e determinação, confiante no seu trabalho e na importância para a comunidade de Rio Claro, apesar de ter perdido parte de sua rede, recuperou-se e voltou a crescer. Muitas empresas que tinham se transferido para o serviço concorrente, retornaram para a Cooperativa de Rio Claro, exatamente porque buscavam excelência de serviços. Atualmente, Rio Claro possui três outras Operadoras de Planos de Saúde.
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