Na Zona Eleitoral 110, em Rio Claro, ainda faltam 8 mesários confirmarem a convocação, conforme informou o chefe do cartório Guilherme Taufic, na tarde de ontem (6), ao Diário do Rio Claro.
Já o chefe de cartório da Zona Eleitoral 288, Alexandre Sanches, disse que devido à Covid-19 ocorreram muitas desistências dos convocados, porém contam com muitos voluntários. “Tivemos 60 mesários que apresentaram pedido de dispensa. Neste pedido é obrigatório juntar documentos para provar o alegado. O juiz analisa, podendo deferir ou não. O mesário voluntário são eleitores que se inscreveram para trabalhar. Nós analisamos o perfil e estes substituem aqueles que não podem trabalhar”, salientou Sanches destacando que tiveram 350 voluntários. Em Rio Claro, são 179 seções na ZE 288, cada seção precisa de 4 mesários.
Os cartórios em Rio Claro ainda estão aceitando voluntários. O edital com o nome dos convocados pelo Cartório Eleitoral foi divulgado nas edições do Diário do Rio Claro.
TRABALHO NAS ELEIÇÕES
Visando estimular eleitores a atuar voluntariamente como mesários nas eleições municipais de 2020, a campanha Mesários Voluntários foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha é protagonizada gratuitamente pelo médico Drauzio Varela. Neste ano, o TRE paulista inovou e tem convocado mesários por e-mail ou WhatsApp. A novidade veio facilitar e baratear a convocação dos mesários, que deve ser confirmada diretamente no site do TRE, no campo destinado a mesários.
Normas de segurança
Para garantir segurança aos envolvidos no dia da votação, a Justiça Eleitoral seguirá protocolos sanitários e providenciará aos mesários máscaras descartáveis, proteções do tipo face shield e álcool em gel. Os ambientes contarão com demarcações para manter o distanciamento. Os eleitores também farão uso de álcool em gel, deverão comparecer com máscara e seguir as orientações dos mesários de modo a evitar o compartilhamento de objetos.
Inscrições
Os interessados em participar do programa Mesários Voluntários podem se inscrever preenchendo o formulário no site do Tribunal ou, ainda, fazer sua inscrição por meio do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android.
Benefícios
Além de contribuir para a democracia, existem os seguintes benefícios aos mesários: dois dias de folga, sem prazo de validade, para cada dia trabalhado; dois dias de folga, sem prazo de validade, pelo treinamento, que este ano será totalmente online; preferência no desempate em concursos públicos; auxílio-alimentação; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Foto: Divulgação