A estação meteorológica do Ceapla da Unesp Rio Claro atingiu ontem (6) um recorde em seus registros com temperatura oficial de 40.2 graus em Rio Claro, se tornando a mais alta já registrada pela estação em seus 27 anos de funcionamento. Porém, em alguns pontos do município o registro pode ter sido bem maior. “Pode ser que tenha sido mais alta sim, porque essa temperatura foi registrada na sombra, no sol passa de 45 graus. O nosso sensor fica dentro de um recipiente que só passa o ar por ele. O equipamento está num gramado, tem vegetação, além da Floresta perto, então a tendência é ser um pouco mais fresco em relação a outros pontos da cidade que não contam com vegetação”, salientou o técnico do Ceapla Carlo Burigo.
Sem chuva e com o tempo muito quente a umidade relativa do ar também fica prejudicada. “A umidade relativa do ar no Ceapla chegou a 22%, todavia em outras localidades pode ter atingido 15 por cento, já que, a previsão para região apontava o índice entre 10 e 15%, então com certeza algum lugar chegou próximo a isso”, disse Burigo.
A previsão aponta mudanças para o fim de semana. “Na quinta-feira à noite um novo sistema frontal deve passar pelo litoral paulista e trazer chuva à partir de sexta para sábado. Temos previsão de mudança no tempo no sábado. Para o fim de semana, tempo fechado, com pequena possibilidade de pancada de chuva, esperamos que não venha com muita violência devido ao forte calor”, observa o técnico.
Sensação térmica pode ultrapassar os 45°C em algumas regiões paulistas
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que, entre terça-feira (6) e domingo (11), persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, de calor severo, com o pico entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9). A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.
No Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica ficará na casa dos 35°C. No Litoral Norte, na casa dos 40°C. Já na Região Metropolitana da Capital, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, a sensação pode variar entre 40°C e 45°C. Nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, tende a ultrapassar os 45°C.