Na manhã desta segunda-feira (13), moradores de várias regiões de Rio Claro foram surpreendidos com a má qualidade da água que saía das torneiras.
“Coloquei minhas roupas para lavar e, quando olhei, a máquina estava cheia de água suja. Parecia ferrugem e manchou tudo. Agora, por que não avisaram?”, questionou a moradora do bairro Jardim Novo, Elizena Moncaio. A dona de casa Luzia Cruz também ficou indignada. “Espero que volte logo. É complicado, pois pagamos direito as nossas contas para isso. Que absurdo”, disse. Por ter uma criança pequena em casa, contou que foi um dia difícil, sem poder fazer nada. Quem tentou, na hora do almoço, fazer algum serviço de casa, também ficou impedido. “Eu fui lavar a louça na hora do meu almoço e tomei um susto quando vi a cor da água”, disse a agente educacional Daniele Alavarce.
Revoltados com a situação, moradores recorreram também às redes sociais. Outra moradora do Jardim Novo relatou no começo da noite que já completavam 12 horas com o problema. “Terei que ir ao mercado comprar água. As minhas filtradas acabaram e preciso fazer jantar para a minha filha”, disse. A água, como constatada em fotos e vídeos, estava completamente escura e, segundo moradores, com muito barro.
PREFEITURA
Questionado, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto respondeu por meio de nota e confirmou que alguns bairros tiveram o fornecimento de água prejudicado, mas que nos bairros Jardim Novo 1 e 2 foi normalizado no início da tarde desta segunda-feira (13). E a previsão era de que nos demais bairros das imediações a situação fosse normalizada ainda na noite da segunda-feira (13).
O Daae esclareceu que o motivo foi devido à uma manobra operacional feita para pressurização da nova adutora de interligação que levará água aos bairros Jardim Novo e distrito de Assistência e que, durante o processo, houve aumento temporário da turbidez da água fornecida aos bairros Jardim Novo 1 e 2, Jardim Conduta, Jardim Paulista e Vila Paulista. Os consumidores podem relatar eventuais casos de turbidez na água e também buscar mais informações na Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.