Em Rio Claro, nessa terça-feira (29), a temperatura máxima prevista era de 37 graus e que foi atingida por volta das 16 horas de ontem. E assim deve seguir ao longo da semana. A previsão aponta que a massa de ar seco e quente que está sobre o interior do Brasil deve seguir até a próxima semana, elevando as temperaturas e afastando as possibilidades de chuva, em especial nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que, de terça-feira (29) à segunda-feira (5), há condição para elevação acentuada das temperaturas, com sensação de calor intenso em todo o Estado de São Paulo. As previsões são para temperaturas entre 37°C e 44°C nas regionais de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília e Campinas. Já nas regionais de Registro, Baixada Santista, Sorocaba, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital, a onda de calor começará de quarta-feira (30) até sábado (3) e as temperaturas devem permanecer entre 30°C e 40°C.
De acordo com Maiane Araújo, meteorologista do Inmet, esse é um fato comum nessa época do ano, na entrada da primavera, uma estação de transição. “A atmosfera ainda está se ajustando para sair de um padrão e ir para a outro. Embora tenham ocorrido chuvas há alguns dias, a massa de ar seco volta a se estabelecer, até que as chuvas consigam se firmar de fato”, explicou.
A especialista disse, ainda, que há a possibilidade de chuvas no interior do país a partir do dia 8 de outubro, mas como essa é uma fase de transição, as previsões sempre podem mudar. Além disso, cada ano tem suas especificidades. Em 2019, por exemplo, a estação chuvosa se estabeleceu na segunda quinzena de novembro. Para este ano, a previsão é que isso aconteça no fim de outubro.
Segundo o técnico do Ceapla de Rio Claro Carlo Burigo, a chuva que atingiu Rio Claro na segunda-feira (28), foi provocada por áreas de instabilidade, por uma frente fria que estava passando pelo litoral de SP e até a próxima semana Rio Claro deve enfrentar temperaturas elevadas e umidade baixa no período da tarde.
UMIDADE BAIXA
A Umidade Relativa do Ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo.
ORIENTAÇÕES
Por conta deste cenário meteorológico, recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes.
Foto: Divulgação