Durante essa quarta-feira (23), a Secretaria de Segurança Municipal, através da Guarda Civil Municipal, Instituto Viver e Conviver e Cata Bagulho, realizou uma operação com o intuito de assistir pessoas que vivem em situação de rua, direcionando-os aos locais específicos para os cuidados com a saúde e asseio pessoal, dentre outros.
No trabalho de ontem (23), conforme informou a Secretaria de Segurança, foram visitados 10 locais, sendo nove pessoas abordadas, porém desse número, apenas uma aceitou ser acolhida. “A pessoa é do Rio de Janeiro, vamos providenciar toda sua documentação e comprar a passagem para ela retornar à cidade de origem. As outras oito, infelizmente, não aceitaram ser acolhidas”, afirmou o Secretário de Segurança Pública de Rio Claro, Marco Antonio Bellagamba.
Das ações que são realizadas pelos órgãos específicos, uma grande barreira para mudar a realidade é a própria aceitação de quem vive na rua. “Esse é o grande problema que verificamos aqui em Rio Claro. Muitas vezes as facilidades que elas conseguem na rua são fatores impeditivos para que a gente consiga dar solução para o problema delas, ou seja, encaminhar para um emprego, para as famílias delas, para suas cidades, porque elas encontram facilidade na rua. Por isso que é muito importante uma união de esforços entre o poder público, Ongs e as que fazem benevolência para que todos caminhem em uma só direção para poder ajudar e retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Mas vamos continuar fazendo, convidando essas pessoas para que elas sejam acolhidas”, salientou o secretário.
Fotos: Divulgação