Eleições
Praticamente, já estamos iniciando preparações para as Eleições deste ano com as datas definidas para o primeiro e segundo turnos. Domingo (15/11) primeiro turno e 29/11 o segundo turno (se houver) só para o cargo de prefeito. As perspectivas nos adiantam que possivelmente, ainda estaremos diante da malfadada pandemia do coronavírus, Deus queira que não, torcendo para que até lá a população já esteja sendo vacinada, a expectativa é essa. Se isso não acontecer, o eleitor sem máscara não poderá acessar o local de votação, cujo horário estabelecido é das 7 às 17 horas.
Eleitores
O pleito deste ano vai eleger prefeitos e vereadores, cujo registro dos candidatos se encerram às 19 horas do dia 26, próximo sábado. Regras preveem contato mínimo com mesário, higiene obrigatória das mãos antes e após votar e comprovante só para quem pedir. Quem teve febre ou Covid-19 nos 14 dias anteriores não deverá votar. O importante dessa e de todas as eleições políticas, principalmente, o eleitor deve e precisa saber em quem vai votar, levantar a vida pregressa de cada postulante ao cargo e saber decidir de maneira a não se arrepender depois da eleição sobre o candidato que escolheu.
Propaganda
Vamos ter muita promessa e propaganda dos candidatos, evidentemente que cada um tem esse direito, desde que, esteja respeitando as Leis determinadas pelo TSE e se eleitos, tomara que as expectativas do eleitor não sejam decepcionantes e não decepcionem os demais eleitores. O candidato através do seu partido político, precisa ter conhecimento antecipado das prerrogativas do cargo, a fim de saber como deverá se conduzir nas decisões de projetos e em outras participações relativas ao cargo. Porém, antes da candidatura seria até viável e indispensável que o candidato pudesse rever os seus conhecimentos para ocupar o cargo, já que, será um representante de uma grande comunidade.
Mesários
Devido a pandemia que infelizmente, poderá chegar até o dia das Eleições segundo o TSE, o mesário poderá pedir que o eleitor abaixe a máscara rapidamente para facilitar a identificação. Fora desse momento, o uso correto do equipamento é obrigatório enquanto o eleitor estiver no local. O contato entre o mesário e eleitor também será reduzido ao máximo para evitar ricos de contágio. Nesta eleição o eleitor deverá apenas exibir o documento de identificação ao mesário, que fará o registro sem encostar no papel. Da mesma forma, o comprovante de votação será entregue apenas a quem fizer o pedido expresso.
Segurança
Quem trabalhará nas eleições municipais cada mesário receberá três mascaras descartáveis e uma proteção em acrílico transparente que cobre o rosto para garantir a segurança. As máscaras recebidas serão destinadas prioritariamente para os mesários e fiscais dos locais de votação. Seguindo o tribunal, um pequeno número poderá ser distribuído a eleitores, se houver sobra, mas não caberá ao TSE fornecer os equipamentos. Outras regras que foram anunciadas para a conduta nos dias da votação, informaremos posteriormente. As informações desta Coluna já deverão ser observadas e anotadas. De olho!