Uma das principais revistas internacionais, a Variety divulgou nesta semana uma lista com os filmes que podem concorrer ao Oscar 2021. A revista elenca anualmente suas “previsões”, baseadas na avaliação de especialistas e cineastas de todo o mundo. O “2021 Oscars Predictions” traz os possíveis concorrentes para as principais categorias da premiação mais aguardada do cinema mundial.
“Casa de Antiguidades”, do cineasta de Rio Claro João Paulo Miranda Maria, está entre as cinco apostas para filme internacional. Entretanto, o Brasil ainda não fez oficialmente a apresentação do filme que deve representar o País no Oscar. A decisão deve ser divulgada pela Academia Brasileira de Cinema no começo do ano que vem.
O CINEASTA
Já conhecido no município por seus inúmeros trabalhos no setor cultural e, sobretudo, social com o grupo de cinema Kino-Olho, João Paulo participou de Cannes e teve seu primeiro longa-metragem “Casa de Antiguidades” selecionado para o TIFF Awards.
Com “Casa de Antiguidades”, Miranda traz uma proposta ousada e que conta com um grande nome do cinema brasileiro: Antonio Pitanga. O ator conquistou a Palma de Ouro, em 1962, com o filme “O Pagador de Promessas”, até hoje o único filme brasileiro a conquistar o prêmio máximo em Cannes.
O enredo do filme traz Cristovam (Antonio Pitanga), um homem negro originário do interior brasileiro, que trabalha em uma fábrica de leite de uma região próspera do Brasil, antiga colônia austríaca. Ele se sente sozinho, marcado pelas diferenças culturais e étnicas. Um dia ele descobre uma casa abandonada cheia de objetos lembrando suas origens. Ele está tomando gradualmente posse da casa. Curiosamente, objetos aparecem lá, sem explicação, como se fosse um lugar “vivo”.
TIFF
O filme foi exibido no TIFF Awards na última segunda-feira (14) e está disponível para votação e seleção para a premiação popular. Para votar no People’s Choice Award e escolher o filme de João Paulo, acesse: www.tiff.net/vote.
Fotos: Divulgação