Novamente equipes se mobilizaram para o combate de incêndio em Rio Claro. Na tarde de ontem (15), o trabalho dos profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Mobilidade Urbana foi realizado na região da estrada Rio Claro/Ajapi.
A suspeita é de que todos os incêndios registrados recentemente sejam de causa criminosa. População pode contribuir fazendo denúncias através do telefone do 153 da Guarda Civil Municipal
A ação, considerada crime, aliada ao tempo seco dos últimos dias impacta ainda mais no meio ambiente e na saúde das pessoas.
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta relacionado a temperaturas elevadas nesta semana em que a umidade relativa do ar deve baixar para índices mais críticos nos quais os cuidados com a hidratação devem ser observados, principalmente para crianças, idosos e pessoas com algum tipo de necessidade de cuidados especiais.
As atividades físicas nos horários mais quentes também devem ser evitadas, informou o Capitão Wagner Martins Araújo da Defesa Civil.
ALERTA DEFESA CIVIL
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, de quarta-feira (16) até sábado (19), há novamente condição para elevação acentuada das temperaturas, com sensação de calor intenso em todo o estado de São Paulo, devido aos ventos que sopram do Norte do país, somados à presença do sol. Há condições para temperaturas entre 35°C e 40°C nas regionais de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru e Marília.
Já nas regionais de Registro, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital, as temperaturas devem permanecer entre 32°C e 35°C. A Umidade Relativa do Ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15% nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Por conta deste cenário meteorológico, recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes.
Para evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda uma série de ações:
– Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo. Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura da sua cidade;
– Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
– Não solte balões. A prática pode provocar acidentes aéreos e incêndios, e é crime ambiental.
Foto: Divulgação