A banda Os Ditos está participando de uma enquete para abrir o show de Francisco, el Hombre e Teco Martins, com patrocínio da Galeria do Rock, em um novo espaço de eventos na capital. Pratas da Casa, a banda foi formada e idealizada pelos rio-clarenses Paulo Pepe e Marc Florindo, que vem se destacando na cena musical paulistana.
Segundo Marc, tocar no Espaço 555 e abrir o show para esses artistas será uma honra, além de um importante passo para carreira. Para ajudar os músicos é preciso entrar no Facebook, acessar a página da banda (www.facebook.com/osditos) encontrar a enquete votar/clicas em Os Ditos. É possível votar até terça-feira (14), às 12 horas. “É só o primeiro que se classifica e a gente está se arrastando para alcançar e se manter em primeiro lugar. A batalha é árdua, mas falta muito pouco para conseguirmos”, enfatizou Marc.
Os Ditos têm sua origem na Banda Griot, nascida em Rio Claro, mas foi atuante em São Paulo entre os anos 80 e 90. Seu disco ‘Griot’ foi lançado pelo lendário selo Camerati. Muito ativos nas artes gráficas, seus integrantes se afastaram dos palcos e estúdios e só vieram a se reunir novamente como banda em 2015. O grupo não teve dúvidas de que esse reencontro não era uma continuação da banda anterior quando Leo Haupt, um dos fundadores e também de Rio Claro, faleceu em 2017, devido a um tumor. “A Banda Griot nunca mais seria a mesma, mas abriria espaço e ouvidos para Os Ditos”, explicou Marc.
Hoje, os Ditos são, além de uma banda, um grupo de artistas atuando em múltiplas linguagens. Fazem música brasileira, mas antropofágica. A fusão de ritmos vai além do plano do repertório e chega à estrutura dos compassos, por vezes criando gêneros mestiços. Por exemplo, em ‘Ensimesmado’ pode-se ouvir reggae e xote ao mesmo tempo.
Baseados na cidade de São Paulo, Os Ditos frequentemente pintam em suas letras retratos que personificam os anseios urbanos e suas contradições. Seus personagens geralmente não contam com muitos privilégios além da autoanálise em forma lírica. O dito pelo não dito. Os ditos de Benedito. Brasileiramente porém, prevalece em Os Ditos o viés do humor e a inexplicável tendência a fazer de qualquer história uma festa.
Quem são Os Ditos
Paulo Pepe – Vocalista, compositor, letrista e um dos fundadores da banda. Fotógrafo, é formado pela Faculdade Senai de Fotografia/SP.
Marc Florindo – Baixista, compositor, letrista e um dos fundadores da banda. Estudou contrabaixo e tocou na Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Designer e artista gráfico, com prêmios na área gráfica no Brasil e trabalhos realizados no exterior.
Marc Florindo – Baixista, compositor, letrista e um dos fundadores da banda. Estudou contrabaixo e tocou na Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Designer e artista gráfico, com prêmios na área gráfica no Brasil e trabalhos realizados no exterior.
Nenê Lucato – Percussionista e pesquisador de cultura popular. Além da banda Os Ditos, trabalha com o Mestre Tião Carvalho, Grupo Cupuaçu de Maracatu e Grupo Paranapanema.
Rivaldo Giancotti – Compositor e artista multidisciplinar, atuando em música eletrônica, artes gráficas, fotográficas e plásticas, com trabalhos realizados no Brasil, EUA e México.
Tiago Marchitiello – Guitarrista, compositor, arranjador e dedicado às explorações sonoras e texturas de guitarra e eletrônicos. É artista visual e plástico com exposições na Inglaterra e Holanda.
Abel Marques – Baterista e vocalista, vem da escola do rock, tendo tocado com Kid Vinil, Rock Memory, U2 Cover, entre outras.
Entre agora para votar!