Dia do biólogo
O Dia do Biólogo é comemorado em 03 de setembro, nessa mesma data foi regulamentada a lei que sancionou essa profissão em 1979. O biólogo atua em todas as áreas que envolvem o estudo da vida, sua área de atuação é ampla e divide-se em três campos principais: meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção.
Entre vários outros campos dentro dessas áreas os biólogos podem trabalhar com bioética, bioinformática, controle de pragas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, análises clínicas, saneamento ambiental etc.
Ser biólogo é muito mais que trabalhar com animais e plantas, é um profissional que estuda todos os aspectos relacionados com a vida, respeitando a vida de todos os seus níveis. Este profissional pode atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas entre outras. O biólogo para atuar deve ter curso superior e ser cadastrado no Conselho de sua região, os cursos necessários para obter o cadastro são: bacharelado ou licenciatura em História Natural ou Ciências Biológicas e Licenciatura com Habilitação em Biologia.
Podemos especificar mais a atuação do profissional de biologia, que pode desenvolver o trabalho além do ensino em pesquisa científica. Dentre as áreas de atuação destacamos o ensino, no qual o licenciado em Biologia pode dar aulas na educação básica (fundamental e médio); na parte ambiental pode prestar consultoria sobre implementação de programas de preservação ambiental, atuando na preservação da fauna e da flora; na biotecnologia atua com o auxílio de diversos tipos de equipamentos de laboratórios dispondo e fornecendo os resultados de pesquisa aos interessados, trabalhando no desenvolvimento de produtos; na saúde atua auxiliando no controle de epidemias, doenças e pesquisa genética, compondo equipe na elaboração de políticas de saúde com o intuito de conscientizar a população.
Destacamos também o símbolo do biólogo, registrado em 07 de maio de 2009, onde mostra diversos pontos que envolvem a rotina desse profissional. Os elementos básicos contidos no símbolo são: DNA, o espermatozoide, as folhas e o espiral. O DNA relaciona-se com a vida, molécula que determina as características dos seres vivos. O espermatozoide que está fecundando um óvulo indica também o surgimento de uma nova vida. As folhas representam a natureza e os organismos fotossintetizantes e a espiral faz a relação com a evolução e o progresso um símbolo perfeito e digno para o profissional. Portanto como diz Ernst Mayr: “Ser biólogo não é um trabalho é um modo de vida”.
Fotos: Divulgação