Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
ESQUIVO
Michel Temer (MDB) preferiu a cautela nessa sexta-feira (10) ao ser perguntado sobre o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal que, se confirmado pelo Senado, pode elevar o teto constitucional para R$ 39 mil. “Isto é uma coisa que o Congresso vai analisar ainda. Está começando a ser debatido. Quando chegar nas minhas mãos, se chegar, eu analiso”, disse.
FORA TETO
O candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), disse nesta sexta-feira (10) que a Emenda Constitucional 95, que instituiu o teto de gastos no governo federal, impede a expansão do ensino e, por isso, se eleito, vai revogá-la.
ELEITORADO
Metade do eleitorado brasileiro será identificado por biometria nas eleições de 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 73,7 milhões de eleitores, ou 50% de todas as pessoas aptas a votar no país. Em 2014, ano das últimas eleições presidenciais, o total de eleitores com identificação digital em municípios com reconhecimento biométrico era de 21,7 milhões de pessoas, ou 15,2% do eleitorado.
LAVA JATO
A força-tarefa da Operação Lava Jato apresentou nessa sexta-feira (10) denúncia contra Guido Mantega e Antonio Palocci, ex-ministros da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Roussef (PT), por lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa envolvendo a edição das medidas provisórias 470 e 472, conhecidas com MP da Crise, que teriam beneficiado diretamente empresas do grupo Odebrecht.