As agências bancárias são um dos locais que tem registrado grande demanda de atendimento, por diversas vezes, filas foram registradas na área externa e em muitas situações sem respeito ao distanciamento social. Clientes que procuraram o Diário do Rio Claro relatam que na área interna também ocorre transtorno. “Fui até a uma agência de Rio Claro e já do lado de fora há filas, na parte de dentro onde ficam os caixas eletrônicos a fila continua. A situação fica pior, porque aglomeram as pessoas que esperam para atendimento e as que utilizam os caixas eletrônicos. Ao mesmo tempo que dentro da agência está tudo vazio. Ou seja, poderia distribuir melhor essas pessoas para o atendimento”, disse uma cliente.
RETORNO FEBRABAN
O Diário do Rio Claro questionou a Federação Brasileira dos Bancos que disse que a FEBRABAN e seus bancos associados estão atentos ao movimento da população em busca de atendimento nas agências. “Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora das agências de acordo com as características dos postos de atendimento com objetivo de evitar aglomerações. Entre as medidas adotadas, estão as marcações nas calçadas das agências bancárias com no mínimo 1,5m de distância para as pessoas se posicionarem e a coordenação de ações com as autoridades locais, incluindo o acionamento das forças públicas de segurança, com o objetivo de reforçar as medidas de conscientização para diminuir as aglomerações nos postos de atendimento, organizar a ocupação da rua por pedestres e proteger a população”, mencionou em nota.
Ressaltou que os serviços bancários são considerados essenciais, por isso não podem ser completamente interrompidos. “Importante esclarecer que o atendimento dentro das agências bancárias segue as orientações das autoridades sanitárias e as recomendações do Banco Central. As medidas de higienização pessoal e das instalações bancárias, inclusive agências e caixas eletrônicos, foi intensificada. Faz parte desse esforço, a utilização de equipamentos de proteção, como máscaras, por todos os colaboradores que tenham contato direto com os clientes, seja nas áreas internas ou externas das agências. Outra medida é a instalação de barreiras de acrílico nas áreas de autoatendimento e caixas, dependendo das características físicas dos postos de atendimento, tipo de serviços oferecidos no local e perfil do público”.
A Febraban observou que as agências bancárias estão abrindo uma hora mais cedo (das 9h às 10h) para atender, exclusivamente, clientes que fazem parte dos grupos de risco. Para as demais pessoas, o atendimento está sendo oferecido em horários diferenciados (das 10h às 14h) e com limitação de pessoas no interior da agência.
Para evitar aglomerações e combater a proliferação do novo coronavírus, a FEBRABAN e os bancos reforçam a importância do uso dos canais digitais. Por meio do internet banking e dos aplicativos dos bancos, é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar contas, pedir empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros, etc).
Esses canais são pensados para oferecer uma experiência simples e fácil, mas caso as pessoas não tenham familiaridade com eles, recomendamos que elas peçam ajuda a alguém da confiança delas, como um parente ou um amigo. Para fazer saques ou depósitos, recomendamos o uso da rede de mais de 170 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país, evitando aglomerações.
Foto: Leitor do Diário do Rio Claro