O fim de semana registrou altas temperaturas e com muito calor, mas o registro também foi outro. Mesmo em tempos de pandemia e em período de quarentena, o que se viu foi aglomeração em diversos espaços.
Na região de Rio Claro, um dos locais que recebeu um grande número de pessoas foi a Represa do Broa que fica em Itirapina. A cidade contabiliza seis mortes por COVID-19. No litoral paulista, praias ficaram lotadas. Em Santos, por exemplo, de acordo com a prefeitura, o movimento foi acima do normal na orla da praia. A Guarda Municipal fez cerca de 922 orientações do mau uso da faixa de areia, 742 sobre o uso da máscara e cinco multas. Em vários locais o distanciamento social não foi respeitado.
Congestionamentos também foram registrados nas estradas. De acordo com a Ecovias, quase 203 mil veículos passaram pelas rodovias que dão acesso ao litoral de sexta a domingo (30). Em coletiva de imprensa, o coordenador executivo do Centro de Contigência para o Coronavírus, João Gabbardo, disse que as cenas de aglomerações são preocupantes e lembrou que a situação do Brasil ainda é muito diferente da de outros países.
Já o governador João Doria, quando questionado sobre o que pode ser feito para evitar que a cena se repita no próximo feriado de 7 de setembro, disse que a responsabilidade é das prefeituras. Segundo ele, é importante que prefeitas e prefeitos de São Paulo tenham uma ação mais rigorosa para aplicação da lei de uso obrigatório de máscara. Sobre o apoio da Polícia Militar para ajudar a fiscalizar as áreas de maior aglomeração, Doria disse que isso só vai acontecer se houver demanda das prefeituras.
Mas não é preciso ir muito longe para constatar aglomerações, em Rio Claro, um dos pontos que teve concentração de pessoas no fim de semana, foi a região do Aeroclube, inclusive no parquinho que existe no local, durante a tarde e à noite.
O índice de isolamento em Rio Claro no sábado (29) foi de 38% e no domingo (30) de 45%.
TEMPERATURA
Depois de uma frente fria com temperaturas muito baixas, o calor voltou com intensidade. “A massa de ar polar já virou uma massa de ar quente e seco e deve manter o tempo firme até a segunda-feira (7), feriado, sem previsão de chuva. Nesta semana as máximas variam entre 30 e 32 graus e as mínimas entre 16 e 18 graus. É habitual para o período, normalmente no final do inverno, faltam 22 dias para terminar, sempre as temperaturas são elevadas, ainda podemos ter um ou outro dia frio, mas a tendência, como aponta a previsão é manter quente mesmo”, destaca o técnico do Ceapla da Unesp Carlo Burigo.
Foto: São Carlos Agora