Em setembro de 1886, a ideia de que a notícia poderia chegar à população a partir de um aparelho conectado a uma rede de informações interligada com todo o mundo parecia utópica. Testemunha ocular dos últimos 134 anos, o Diário do Rio Claro acompanhou e fez parte das mais diversas mudanças tecnológicas e sociais que atingiram o mundo.
Hoje, em tempos de pandemia, quando as videoconferências se tornaram corriqueiras e o aparelho celular item de primeira necessidade, o Diário do Rio Claro não parou no tempo e traz novidades a todo o momento para seus leitores. Enquanto a população se viu obrigada a manter-se em quarentena, coube ao jornalismo o papel de chegar aos leitores e garantir a informação com responsabilidade e credibilidade.
Com a qualidade editorial como pedra fundamental, os leitores passam a confiar no conjunto de serviços e produtos oferecidos nas publicidades e conteúdo veiculados no Centenário. Bom para os leitores, para os anunciantes e, sobretudo, para o Diário do Rio Claro, que atinge seu objetivo enquanto veículo de comunicação.
De acordo com a chefe de redação Vivian Guilherme, o período intitulado “novo normal” só fez reforçar a importância e capilaridade da assinatura digital gratuita, com distribuição do jornal via WhatsApp e Telegram. “Nosso objetivo é alcançar o máximo de leitores oferecendo o melhor da informação. Para isso aliamos a tradição do Centenário com a modernidade do jornalismo com aprofundamento crítico e analítico. Essa postura tem se mostrado certeira nas maiores publicações do mundo e já dá resultados na nossa versão impressa”, comenta a jornalista.
Em 2020, o Diário trouxe aos leitores um novo sistema de impressão e conferiu mais qualidade à edição impressa. “Acreditamos que o rumo que estamos tomando vai fazer história. É o Arquivo Histórico da Família Rio-clarense construindo e fazendo história junto com a sociedade”, finaliza Vivian.
O envio da edição gratuita pelo WhatsApp é um sucesso entre os internautas! Para ser incluído na lista de transmissão, envie uma mensagem por WhatsApp para o telefone (19) 9.8891-2309, informando o seu nome completo. Pronto! Você passará a receber a edição diariamente! A partir da meia-noite, você já estará com o Diário na palma da sua mão!
TELEGRAM
A edição virtual em PDF do Diário também é distribuída pelo aplicativo Telegram. Para receber, é preciso instalar o app em seu celular e acessar o link: https://t.me/DiariodoRioClaro.
O legado de Geraldo Zanello
Diretor do Diário do Rio Claro por quase 40 anos, Geraldo Zanello adquiriu o Centenário em dezembro de 1980. Empresário de prestígio na região, à frente de grandes empreendimentos, ingressar no ramo da imprensa foi apenas mais um desafio aceito e concluído por Zanello.
Geraldo era apaixonado pelo Diário e mantinha o sonho de ver o Arquivo Histórico da Família Rioclarense crescer ainda mais. Como ele mesmo dizia: “A vida segue. E o jornal tem que continuar levando o que se passa, a quem interessar”. Pelas palavras de Dona Jacira Russo Zanello, esposa do Sr. Geraldo, o amor pelo jornal era apenas reflexo do amor pela Cidade Azul. “Não nos tornamos donos para obter lucro. Fomos, sim, atacados de uma ‘rioclarite’ aguda, resultante do amor às nossas coisas e raízes. Não desejávamos correr o risco de o jornal cair nas mãos de quem não fosse rio-clarense”, ressaltou a viúva, quando da morte do empresário.
Fotos: Divulgação