Polícia Civil detém irmãos por golpes no FGTS Emergencial na capital
Na quarta-feira (26), dois homens foram detidos por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por fraudar o recebimento do benefício FGTS Emergencial. A ação foi realizada em um imóvel no bairro Brasilândia, zona norte de São Paulo.
A prática criminosa foi descoberta por agentes da 2ª Delegacia de Investigações sobre Roubo de Carga (Divecar) mediante trabalhos de investigação que também indicaram o imóvel onde os suspeitos, que são irmãos, operavam. Segundo o delegado Ricardo Guanaes, titular da 2ªDivecar, os indiciados utilizavam dados de beneficiados para cometer as fraudes e adquirir o dinheiro fornecido.
“Os irmãos conseguiam ter acesso aos dados de pessoas com direito ao benefício. Faziam o cadastramento e depois adquiriram, a partir do aplicativo, o direito de movimentar uma quantia. O dinheiro podia ser sacado ou utilizado em compras.”, explica. A dupla foi autuada por furto mediante fraude e encaminhada à unidade especializada, permanecendo para a disposição da Justiça.
Rede estadual da educação conhece metodologia de ensino do Barro Branco
A Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (26), o secretário executivo da Educação do Estado de São Paulo, Haroldo Correa Rocha. A visita foi acompanhada pelo coronel Alexandre Monclús Romanek, comandante da unidade.
O secretário da SEE/SP, que administra mais de 5 mil escolas de ensino fundamental e médio em todo o Estado, conheceu as instalações e a rotina da Academia e o funcionamento da webaula, que garantiu a continuidade da formação escolar durante a pandemia.
Ele acompanhou o atual estágio das aulas “online”, onde os pelotões se dividem em duas salas de aula, permitindo o afastamento social para a garantia da saúde de todos os Alunos Oficiais, especificamente nas aulas teóricas.
Doria recebe novos cães policiais da Europa
O Governador João Doria participou nessa quinta-feira (27) da apresentação de nove cães policiais que passam a integrar a equipe do Canil do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Os animais, de origem estrangeira, fazem parte de uma doação concedida à Polícia Militar e requisitada em outubro de 2019, por meio de um chamamento público. “Esses cães foram doados pela Nestlé.
Há exatamente um ano conversei com o presidente da Nestlé, que detém a marca Purina e é líder mundial em alimento para cães, e pedi a doação de dez cães especialmente treinados na Europa para o canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Os cães vieram treinados e preparados para a incorporação praticamente imediata no uso da tropa e agora temos um total de 54 cães aqui no Canil”, disse Doria. Os cães Noah, Jack, Rollo, Mike, Dick, Bady, Machi, Billy e Kazan, de raças Pastor Alemão e Belga Malinois, foram escolhidos por oficiais veterinários e cinotécnicos do 5ºBPChq, em polos criadores de cães policiais na Holanda, República Tcheca e Suécia. E
les atuarão nas funções de cão de patrulhamento, imobilização e na detecção de drogas e explosivos. Um décimo cão chamado Aischa, de origem alemã, também foi selecionado pela comissão do 5ºBPChq. O cachorro, de raça Pastor Alemão, deve chegar ao batalhão nos próximos dias e passará pelos treinamentos necessários para ser integrado à equipe.
A seleção foi realizada com base em características específicas e adequadas ao desempenho da função almejada. Para melhor adequação e adaptação dos cães à realidade e contexto operacional, eles ainda passarão por um período de treinamento.
As atividades desempenhadas com apoio do cão policial figuram entre os recursos de maior destaque no combate à criminalidade executados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. De janeiro a junho, as atuações com apoio do Canil da PMESP resultaram na prisão de 62 pessoas e na apreensão de 2,7 toneladas de drogas, além de 42 armas de fogo. No Estado, a corporação conta com o apoio de mais de 300 cães policiais.
Polícia Rodoviária prende indivíduos por furto de fios
Equipe da Polícia Rodoviária realizava patrulhamento na SP-310, Km 174, quando recebeu informações via Copom que indivíduos estariam praticando furtos de fios pela passarela, os policiais conseguiram localizar em prender em flagrante os acusados. Os dois já contavam com diversas passagens criminais por furto e roubo.
Foto: Divulgação