Correios entram com dissídio coletivo no TST
Os Correios anunciaram ontem (25) que entraram com dissídio coletivo de greve no Tribunal Superior do Trabalho (TST) por não ter havido acordo com as entidades que representam os funcionários parados desde a segunda-feira passada (17). A partir de agora, o tribunal vai mediar a negociação por reajuste de salário dos empregados.
De acordo com os Correios, desde julho são realizadas tentativas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com as entidades que representam os empregados. A estatal informou que os salários dos empregados seguem resguardados e os trabalhadores continuam tendo acesso, por exemplo, ao benefício auxílio-creche e ao tíquete refeição e alimentação, em quantidades adequadas aos dias úteis no mês, de acordo com a jornada de cada trabalhador.
Mesmo com a greve, os Correios afirmam que mantêm a rede de atendimento aberta em todo o país e os serviços, inclusive o Sedex e o PAC, continuam ativos. Mas as postagens com hora marcada, suspensas desde o início da pandemia, ainda estão indisponíveis. “A Coleta Programada não sofreu alteração, assim como a Logística Reversa, que permanece operando normalmente em nossas agências, bem como o serviço de telegrama, que continua sendo prestado com um acréscimo de um dia ao prazo previsto de entrega”, afirmou a empresa.
Bolsonaro prorroga novamente programa de redução de salários e jornada
O presidente Jair Bolsonaro editou um novo decreto na segunda-feira (24) para prorrogar mais uma vez os prazos da redução de jornada e de salário e da suspensão do contrato de trabalho para os trabalhadores afetados pela pandemia de covid-19.
A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), segundo informou a Secretaria-Geral da Presidência da República. Em julho, um decreto anterior estendia o programa de 90 para 120 dias, agora esse prazo será de 180 dias.
“Acabei de assinar um decreto prorrogando por dois meses um grande acordo, onde o governo entra com parte do recurso, de modo que nós venhamos a preservar 10 milhões de empregos no Brasil”, afirmou Bolsonaro em vídeo publicado nas redes sociais. Na gravação, ele aparece ao lado do ministro Paulo Guedes e do secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.
Trânsito
Uma das pistas da Rua 14 no trecho entre a Avenida 7 e Avenida Visconde do Rio Claro, está interditada para obras emergenciais de reparo devido a rompimento de rede ocorrido no início da tarde de terça-feira (25). A estimativa é de que o trecho fique interrompido até o final da tarde desta quarta. A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pelas imediações.
Obras
A BRK Ambiental – responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município – realiza a partir de hoje (26), mais uma obra para a extensão dos serviços. O trabalho ocorre na Rua 03, entre as avenidas 06 e 04, na Vila Anhanguera.
Cerca de 50 metros de tubulação de esgoto (redes com 150mm de material PVC) serão implantadas com objetivo de atender a expansão do bairro. Os serviços terão início na manhã de quarta-feira (26) e devem ser concluídos em até dois dias; prazo que pode ser reduzido ou prorrogado, dependendo das condições climáticas. As equipes de trabalho permanecerão no local da obra sempre entre 7h e 17h.
Judiciário
O acervo total de processos que tramitam no Poder Judiciário voltou a cair em 2019, quando foram registrados 77,1 milhões de processos em estoque ao final do ano, número 1,5 milhão menor do que o registrado em dezembro de 2018.
O estoque processual havia caído também em 2018, quando em dezembro foram registrados 78,7 milhões de processos em tramitação, cerca de um milhão a menos do que no ano anterior. Os dados constam no relatório anual Justiça em Números, lançado na terça-feira (25) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, que destacou o documento como “principal veículo de transparência do Poder Judiciário”.
Crédito
A Caixa Econômica Federal e a Confederação Brasileira da Indústria (CNI) fizeram um acordo de cooperação técnica para facilitar o acesso ao crédito por micro e pequenas indústrias. De acordo com a CNI, o acordo de cooperação técnica firmado entre as duas entidades prevê o enquadramento das empresas direcionadas ao banco pelos Núcleos de Acesso ao Crédito (NACs) estaduais. Os juros podem ser até 28% menos que a taxa balcão e há possibilidade de carência de até 60 meses para pagamento. O dinheiro pode ser usado tanto para capital de giro, como para aquisição de máquinas e equipamentos.
Covid
Pesquisadores da Universidade de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção com o novo coronavírus. A equipe anunciou, na segunda-feira (24), que um homem de 33 anos contraiu o vírus pela segunda vez neste mês depois da primeira infecção em março. A equipe e as autoridades relataram que o homem passou duas semanas no hospital depois que a sua primeira infecção foi confirmada.
Depois, os resultados dos testes deram negativo e ele foi liberado. A segunda infecção foi confirmada em um aeroporto quando voltava a Hong Kong depois de uma viagem à Espanha, passando pela Inglaterra. Ele não desenvolveu nenhum sintoma e foi liberado do hospital na sexta-feira (21).