A data de hoje (26) é marcada pela menção de um ano de criação do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, sediado nesta cidade de Piracicaba/SP, juntamente com duas Companhias de Ações Especiais de Polícia. A criação deste Batalhão na região deu-se por meio do Decreto 64.413, de 26 de agosto de 2019, ato do Governador do Estado de São Paulo, João Dória, ocasião em que também foram criados o 11º BAEP, sediado em Ribeirão Preto e o 5º Batalhão de Choque, em São Paulo. A Unidade é composta por policiais militares seriamente compromissados com as diretrizes implementadas pela Instituição e que desenvolvem ações especiais de polícia nos 52 municípios que compõem a área do CPI-9, contribuindo para a melhoria dos indicadores criminais na região.
As ações desenvolvidas durante o período de atividade do 10º BAEP refletem todo o profissionalismo e dedicação de seus integrantes, com resultados expressivos quanto ao número de apoios realizados a outras OPM, prisões de bandidos e apreensões de armas e entorpecentes efetuadas.
Em razão das restrições impostas pela quarentena estabelecidas no contexto de combate à pandemia causada pelo COVID-19 e em respeito às pessoas que, infelizmente, perderam suas vidas para a doença, o Batalhão deixa de celebrar este momento e apenas faz menção ao primeiro aniversário do 10º BAEP que, sempre tomando todas as medidas de precaução necessárias, não deixou de prestar um serviço de excelência à comunidade e o apoio às demais modalidades e programas de policiamento já desenvolvidos pelos demais Batalhões de Polícia Militar.
“Com a consciência de nossa responsabilidade e missão, toda a população pode desfrutar de mais um reforço no combate à criminalidade da região, sendo este um legado de vitória oriundo da Noiva da Colina. BAEP 10, se ninguém for, já fomos”, mencionou em nota o Tem. Cel. PM Comandante Fernando Aparecido de Souza.
Resultados
Dados do BAEP10 apontam que em suas ações foram 314 presos, entre eles, 186 em flagrante e 128 procurados capturados, 48 armas apreendidas entre metralhadoras, pistolas, revólveres, 481 kg drogas no total, sendo 81 kg cocaína, 3 kg crack, 397 kg maconha. No combate ao crime organizado foram presos também 41 indivíduos ligados a uma facção criminosa, 9846 pessoas foram abordadas, 1802 veículos vistoriados e 700 ocorrências de apoio a outras unidades.
Fotos: Fábio Gerônimo