O prefeito Juninho da Padaria anunciou em live no fim da tarde de ontem (19) que estabelecimentos estão autorizados a ampliar o horário de atendimento, conforme recomendação do governo do estado. O governador João Doria anunciou a medida e deixou a critério dos municípios que estão na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização. Os estabelecimentos comerciais nesta condição poderão ampliar seu horário de funcionamento de seis para oito horas.
A medida vale para bares, restaurantes, shoppings, comércios de rua, salões de beleza e barbearias, academias e eventos. Estes estabelecimentos poderão decidir se querem fracionar o horário ao longo do dia. Cada município tem autonomia para decidir se essa mudança será ou não adotada e de que forma será implementada. O horário de funcionamento não poderá se estender depois das 22h.
Em Rio Claro, conforme a prefeitura, e em acordo com direção do Shopping RC e Acirc, a sugestão é que o Shopping funcione das 12 às 20 horas. Para o comércio de rua, das 10 às 18 horas. Bares e restaurantes podem abrir por 8h, recomendação é que abram 4 horas no almoço e 4 horas no jantar, porém a prefeitura ressalta que não podem ficar abertos após as 22 horas. Para as academias a mesma observação, podendo optar por 4 horas no período da manhã e 4 horas no período noturno/vespertino.
O decreto do governo do estado será publicado hoje (20) no Diário Oficial e passa a valer a partir de amanhã (21). O mesmo para o decreto que regulamenta o funcionamento no município que, segundo o prefeito, deve constar do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira.
O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase.
Na fase amarela, as regiões podem reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas.
Foto: Divulgação