Um indivíduo que havia deixado o presídio no dia 14 de julho, morreu durante troca de tiros com equipe do Baep10 na noite de terça-feira (18), por volta das 19h30. A ocorrência foi registrada na Estrada do Sobrado, no Distrito de Ferraz em Rio Claro. Conforme divulgado, as equipes estavam em patrulhamento de Ações Especiais de Polícia, cumprindo o Plano de Policiamento Inteligente e Cartão de Prioridade de Patrulhamento de combate ao crime de roubo, quando por volta das 18h51, receberam informações via COPOM de Piracicaba de que na Estrada do Sobrado, em um rancho estaria ocorrendo um roubo com vítimas. Os reféns estavam presos na casa com dois indivíduos armados.
As equipes de BAEP se deslocaram para atendimento e com a chegada delas foi realizado uma incursão no condomínio de chácaras, porém os infratores já haviam deixado o local pelo mato ao lado das casas, sendo que as cinco vítimas foram liberadas ilesas, onde duas delas eram crianças de aproximadamente 1 ano e outra de 9. Já na portaria da chácara, a equipe recebeu a informação que um veículo, Honda Civic, cor prata, foi visto em atitude suspeita próximo da chácara e diante das novas informações e com a possibilidade do envolvimento deste veículo na ação criminosa, podendo os indivíduos ainda estarem em fuga, prosseguiram em patrulhamento com vistas ao veículo informado.
Já próximo ao trevo que liga ao Distrito de Ferraz, a equipe visualizou um veículo nas mesmas características informadas com um indivíduo no seu interior, o qual em ato contínuo empreendeu fuga, dando início a um breve acompanhamento, quando em uma bifurcação da referida via, o infrator no intuito de realizar uma curva fechada veio a chocar-se contra um mourão de cerca. Tentando ainda realizar a fuga a pé, o infrator desembarcou do veículo com arma em punho e desferiu diversos disparos contra a equipe policial, a qual se abrigou e revidou a injusta agressão, sendo posteriormente o infrator desarmado e solicitado o seu socorro médico imediato.
A equipe do SAMU compareceu e o médico constatou o óbito no local que foi devidamente preservado. Após o comparecimento das autoridades policiais, bem como da perícia técnico científica, a ocorrência prosseguiu até o Plantão Policial de Rio Claro/SP com veículos, armas, cinco vítimas, duas testemunhas, objetos e outros para instauração do devido Inquérito Policial.