Dos 3.481 casos de coronavírus registrados em Rio Claro, a grande parte é de pessoas entre 21 a 40 anos. De acordo com o boletim divulgado pelo setor de saúde, 1449 pessoas nesta faixa etária foram positivadas para a doença no município.
A estatística não é somente em Rio Claro, a disseminação do novo coronavírus está sendo cada vez mais fomentada por pessoas com idades entre 20, 30 e 40 anos e muitas não sabem que foram infectadas, disse o diretor da região do Pacífico Ocidental da Organização Mundial da Saúde (OMS), Takeshi Kasai, nessa terça-feira (18), como publicado pela Agência Brasil. “Isso aumenta o risco de transbordamento para os mais vulneráveis: os idosos, os doentes em cuidados de longa duração, as pessoas que vivem em áreas densamente povoadas e áreas carentes”, disse Kasai em entrevista coletiva virtual, referindo-se à capacidade de o vírus se adaptar e migrar de hospedeiros.
VACINA
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que os países que colocam seus próprios interesses à frente dos outros na tentativa de garantir o fornecimento de uma possível vacina contra o novo coronavírus estão piorando a pandemia. “Agir estrategicamente e globalmente é, na verdade, do interesse nacional de cada país – ninguém está seguro até que todos estejam seguros”, disse ele, também em entrevista virtual, pedindo o fim do “nacionalismo da vacina”.
Tedros Adhanom informou que enviou carta a todos os membros da OMS, pedindo que se unam ao esforço multilateral da Covax para a vacina. Até ontem, mais de 21,9 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo e 772.647 morreram.
ESTADO
Pela sétima vez, desde o início da pandemia, o estado de São Paulo ultrapassou a marca de 400 mortes provocadas pelo novo coronavírus em um único dia. Nas últimas 24 horas, o estado somou 416 mortes, chegando agora ao total de 27.315 mortes desde o início do surto. O número de mortes e de casos costuma ser maiores às terças-feiras porque há um represamento de dados nos finais de semana.
O recorde de mortes em um único dia ocorreu no dia 13 de agosto, quando foram notificados 455 óbitos. Nessa ocasião, o governo paulista disse que o recorde tinha sido resultado de um acúmulo provocado por mudanças no sistema de contabilização de casos pelo Ministério da Saúde, que passou a incluir, recentemente, casos confirmados por meio de diagnóstico por imagem (tomografia) ou por análise clínica. Antes eram computados apenas os casos e mortes confirmados por meio de testes.
Município registra mais um óbito
Rio Claro registrou na terça-feira (18) o óbito de uma idosa que estava hospitalizada, vítima de Covid-19. O município totaliza 99 mortes provocadas pela doença. O total de casos é 3.481, com 50 confirmações nas últimas 24 horas, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde.
O município tem 60 pessoas hospitalizadas por coronavírus, incluindo casos suspeitos, sendo 32 no Sistema Único de Saúde e 28 na rede particular. Há 28 pessoas sendo atendidas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 19 pacientes no SUS e nove em leitos particulares.
Até o momento, em Rio Claro, 2.971 pessoas se recuperaram da Covid-19.
Foto: Divulgação