Se estiver de viagem para a Califórnia, prepare-se para ver gigantes seculares. Estamos falando das mais altas árvores do universo.
O estado norte-americano tem reservas naturais e parques florestais onde os visitantes podem admirar as sequoias costeiras, algumas chegando a mais de 107 metros de altura (e ainda em crescimento).
As árvores gigantes crescem em uma estreita faixa do litoral que vai de Big Sur até a fronteira com o Oregon. No lado oeste de Sierra Nevada, há exemplares com troncos que medem mais de nove metros de diâmetro. Algumas começaram como mudas há cerca de 3.500 anos. Eis onde você pode encontrá-las.
Parque Nacional Redwoods – (Redwoods) – O visitante se sentirá muito pequeno perto dessas sequoias gigantes alinhadas lado a lado como arranha céus. A dica é começar o passeio no centro de visitantes Thomas H. Kuchel, que reúne inúmeras exposições e informações sobre a preservação.
Muir Woods (Muiroowds) – Esse bosque pertinho de San Francisco é uma área de proteção às sequoias que sobreviveram ao corte na região desmatada por madeireiros no final do século 19. Mesmo nos dias agitados do verão, o passeio costuma ser calmo, principalmente para quem chega pela manhã. Também é possível participar de atividades no parque como uma caminhada guiada pelos bosques ao anoitecer.
Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns – Uma das atrações é a trilha Ewoldsen Trail, um percurso de três Km onde se encontram sequoias gigantes e arbustos espinhosos. Mas a beleza do parque não acaba aí: a McWay Falls é uma cachoeira que dá no mar e forma uma paisagem impressionante. Uma trilha de menos de um quilômetro (ida e volta) te leva até o topo.
Avenida dos Gigantes – O trecho da rodovia US 101 é marcado pelas sequoias gigantes que formam uma moldura para a estrada. Alguns dos 56 Km da rota passam pela área protegida do Parque Estadual Humboldt Redwoods. Ao longo do caminho, o viajante encontrará outras surpresas, como as casas da pequena cidade de Scotia, que já foi “cidade-empresa” de uma madeireira local.
Parques Nacionais Sequoia e Kings Canyon – Além das árvores enormes, os parques adjacentes, Sequoia e Kings Canyon, reservam ao visitante paisagens montanhosas, cânions e rios. Dentro das fronteiras da área está o Mount Whitney, considerado o ponto mais alto dos Estados Unidos, com 4.417 metros de altitude, e o Kings River Canyon, um dos cânions mais profundos da América do Norte.
Mas, para quem está em busca de árvores gigantes, o principal destaque dos parques é a General Sherman Tree, a maior de todas com seus 84 metros de altura e 31 de diâmetro.
Por E. Cortez