Hoje em dia muitas pessoas vivem a vida num ciclo vicioso que é basicamente assim: trabalhar para ganhar dinheiro, ganhar dinheiro para pagar contas, pagar contas até ficar sem dinheiro, trabalhar mais e assim vai. Esse ciclo faz com que as pessoas sejam escravas do dinheiro.
Lembra o que falei para vocês sobre ativos e passivos? (Quem não lembra corre na coluna passada!) Então, as pessoas que vivem nesse ciclo geralmente não conseguem construir ativos e acabam acumulando passivos a vida toda, um atrás do outro.
O que eu quero que vocês entendam é que, quando você controla bem o seu dinheiro, você não precisa viver nesse ciclo vicioso, e você pode fazer esse controle de maneira MUITO simples, só vai precisar de um papel e uma caneta (claro que depois você pode sofisticar esse processo, usar algum sistema ou planilha, mas agora só o papel e a caneta já resolvem).
Esse papel e caneta são para anotar o que você vai fazer com o seu dinheiro, ou seja, com o que você vai gastar o seu dinheiro. Vamos supor que você ganhe uma mesada de R$100,00 e você gaste com comida, passeios e guarde uma parte. Então decida antes, por exemplo: 25 reais para comida, 25 reais para passeios e 50 reais para investir em ativos. (“Fer mas eu sou adolescente, posso investir em ativos?” ÓBVIO QUE PODE, e falaremos sobre isso em outro texto).
É sempre importante usar uma parte do que você ganha para construir ativos, ou seja, investir. Nunca se esqueça disso!
“Ahhh, Fer mas eu não ganho mesada e nem tenho dinheiro nenhum, o que eu faço?” Vou te dar várias ideias para começar a ganhar seu próprio dinheiro em outros textos, mas o importante aqui é você saber que: mais importante do que ter dinheiro, é saber o que fazer com ele. Você sabia que muitas pessoas ganham muito dinheiro e são muito endividadas? Pois é, elas não aprenderam a controlar o dinheiro delas e foram controladas por ele. Você não será assim!!
É simples controlar seu dinheiro, não é? Se todas as pessoas escolhessem o destino do seu dinheiro antes de gastar, ninguém teria problemas financeiros. Então leve esse ensinamento para o resto da sua vida: SAIBA PARA ONDE SEU DINHEIRO DEVE IR E CONTROLE-O, CASO CONTRÁRIO ELE CONTROLARÁ VOCÊ!