Com mais dois óbitos confirmados na quinta-feira (30), Rio Claro chega a 78 mortes causadas pela Covid-19. Os óbitos são de um idoso, que tinha a causa da morte em investigação, e de uma idosa que estava hospitalizada. Ao todo o município tem 2.735 casos positivos da doença, sendo que 40 novos casos foram apontados no boletim divulgado na quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde. Dos novos casos, oito estão hospitalizados e os demais em isolamento domiciliar.
O número de internados permanece em 93, incluindo casos suspeitos, com 35 pacientes em leitos públicos e 58 em leitos particulares. Deste total, 27 pessoas estão em UTI, sendo 16 no Sistema Único de Saúde (SUS) e 11 na rede privada.
Um óbito que estava em investigação foi descartado e há um novo óbito sendo investigado. Em Rio Claro, até o momento, 1.626 pessoas se recuperaram da Covid-19.
TESTES
Mais de seis mil testes rápidos para Covid-19 foram realizados pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Saúde. Na quinta-feira (30) os exames foram feitos no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) em equipes das secretarias do Desenvolvimento Social e Habitação e também da seção de transportes da Secretaria de Saúde.
“Quando há um resultado positivo, o servidor é imediatamente afastado das funções e colocado em isolamento domiciliar para que possa se recuperar e também para impedir a transmissão do vírus para outras pessoas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho.
Na quarta-feira (29) os servidores do paço municipal se submeteram ao exame. A coleta do material é feita por equipe do Laboratório Municipal e o resultado é emitido em poucos minutos.
“Os funcionários que estão sendo testados mantêm contato diariamente com outras pessoas, inclusive atendendo ao público, e a identificação precoce dos casos é uma das estratégias para evitar novos casos, além de representar cuidado com o funcionário”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Ao todo o município realiza mais de 17 mil testes rápidos, sendo que 7.100 foram entregues pelo governo federal e dez mil comprados pela prefeitura. Foram realizados testes nos funcionários da saúde, segurança, funerária e velório municipais e em pessoas em situação de rua. Os testes também são utilizados no atendimento à população em casos em que há a indicação médica para o exame.
Foto: Divulgação