Que Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo historicamente dominam o Campeonato Paulista, não é novidade. Juntos, somam 95 títulos nas 124 edições do Estadual mais antigo do país. Nas duas últimas temporadas, os quatro grandes monopolizaram as semifinais da competição. Não se trata, porém, de uma constante na atual década, já que, esse “fenômeno” só se deu quatro vezes de 2011 para cá. Nas outras cinco ocasiões, um ou até dois clubes de menor apelo surpreenderam e entraram na briga pela taça. Em 2014, inclusive, o troféu do Paulistão ficou no interior, com o Ituano campeão em cima do Santos.
Em 2020, a história será a mesma de 2018 e 2019? Ou algum grande ficará pelo caminho, como em 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017? As respostas começaram a ser dadas nessa quarta-feira (29). Confira os resultados das partidas na Capa do Diário do Rio Claro.
Os times que seguiram adiante nessa quarta-feira voltam a campo no domingo (2), pelas semifinais. A equipe de melhor campanha entre os semifinalistas encara a de pior, às 16h (de Brasília). Já às 19h (horário de Brasília), vão à campo os clubes com segunda e terceira melhores pontuações.
As quartas de final prosseguem nesta quinta-feira (30). Às 19h, o Corinthians enfrenta o Red Bull Bragantino, time de melhor campanha da competição, no Morumbi – a cidade de Bragança Paulista (SP) não pode sediar partidas no momento por estar em uma região com restrições. Às 21h30, será a vez de Santos e Ponte Preta jogarem na Vila Belmiro.
Segundo a Federação Paulista de Futebol (FPF), as partidas a partir do mata-mata terão árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês), que atuará em uma sala centralizada na sede da entidade, em São Paulo. Ainda de acordo com a entidade, como se trata de uma experiência inédita na América Latina, cada estádio terá uma sala completa do VAR, para resguardo. Conforme a FPF, esse modelo foi adotado na Copa do Mundo da Rússia, com a arbitragem de vídeo concentrada em uma central, na capital Moscou.
Semifinalistas na década
2011 – Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras
2012 – Santos, Guarani, São Paulo e Ponte Preta
2013 – Corinthians, Santos, São Paulo e Mogi Mirim
2014 – Ituano, Santos, Palmeiras e Penapolense
2015 – Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo
2016 – Santos, Audax, Corinthians e Palmeiras
2017 – Corinthians, Ponte Preta, Palmeiras e São Paulo
2018 – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos
2019 – Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos
Por Agência Brasil / Foto: Fabio Menotti – Agencia Palmeiras