Desde o início da pandemia, os trabalhos para atender os moradores do Abrigo São Vicente de Paulo também tiveram que ser readequados com a intensificação de cuidados que já ocorriam no local. Tudo para evitar a contaminação dos cerca de 90 idosos que vivem no Abrigo.
Nesta semana, todos receberam uma boa notícia. Os moradores foram submetidos a teste de Covid-19 na quarta-feira (16) e nenhum caso positivo foi registrado entre eles. “Todos sem exceção, foram testados e nenhum idoso testou positivo. Todos os funcionários também fizeram o teste, uma enfermeira que estava de férias deu como positivo e dois cuidadores assintomáticos que estavam trabalhando, que foram imediatamente afastados até que fiquem curados e liberados”, afirmou Padre Everson Lunardi, acrescentando que o protocolo de segurança é seguido à risca. “Quem sai do abrigo por qualquer motivo, quando retorna fica em quarentena”, disse.
Segundo o padre, todas as medidas são aplicadas diariamente e inclusive são acompanhadas pela Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis. Entre as ações preventivas contra o coronavírus estão higienização frequente da recepção com água sanitária, limpeza dos quartos dos idosos duas vezes ao dia, higienização do refeitório entre turnos de funcionários, intensificação do processo de desinfecção e higienização das áreas, móveis, superfícies e utensílios várias vezes ao dia com água, sabão, álcool líquido ou em gel 70% e hipoclorito de sódio, uso obrigatório de EPI’s como: máscara, luvas, toucas, botas, protetores faciais, entre outros.
Padre Everson ressalta ainda que o local é mantido apenas com as doações. Frutas e verduras da Udam que já eram doadas. Da merenda escolar receberam apenas em março e abril 750 quilos de carnes, peixe, frango. Do Conselho do Idoso, segundo o padre, estão recebendo alguns itens de EPI. No momento, os produtos mais necessitados são água sanitária, desinfetante e leite. Qualquer pessoa pode contribuir.
Outras alterações tiveram que ser feitas ao longo da pandemia, todos os eventos foram cancelados, equipe reduzida entre os que não são considerados serviços essenciais. Os espaços para refeição também precisaram ser adaptados. Outras ações são realizadas diariamente para evitar casos. “É medida a temperatura de todos os funcionários e moradores várias vezes ao dia”, destaca.
A Farmácia Assistencial também continua recebendo doações e efetuando a distribuição dos medicamentos de forma gratuita. O atendimento é das 8 às 11 horas.
Fotos: Divulgação