Hoje eu vou mostrar para vocês algo muito importante no mundo das fi nanças: como colocar o dinheiro para trabalhar pra vocês.
Antes de qualquer coisa saiba que: o dinheiro é um ótimo servo, mas um péssimo patrão. Quando você aprende a colocá-lo para trabalhar para você, ele trabalha incansavelmente, 24h por dia, e se multiplica, ou seja, vira mais dinheiro. Mas quando você trabalha pra ele, você se torna mais um escravo do sistema.
Quando você recebe seu dinheiro ele tem dois caminhos possíveis para seguir: o caminho dos ativos e o caminho dos passivos. Dependendo do caminho que ele segue, ele pode voltar para o seu bolso, ou não. Quando o seu dinheiro segue o caminho dos ativos, ele se multiplica e retorna pra você. E quando seu dinheiro toma o caminho dos passivos, ele simplesmente vai embora.
“Ta bom Fer, entendi, mas como funciona na prática?”
Na prática, o caminho dos ativos representa o caminho dos investimentos, ou seja, algumas aplicações, alguns “lugares” que você pode deixar seu dinheiro para que ele cresça e se multiplique. (falarei mais sobre isso nos próximos textos).
E os passivos são simplesmente os nossos gastos, por exemplo: quando você compra uma lanche, quando você compra um celular, quando você compra um carro, são coisas nas quais a gente simplesmente gasta nosso dinheiro, e ele não volta pra nós.
Entenda que os passivos são necessários na nossa vida, então não vamos eliminá-los, mas podemos construir mais ativos, para que os rendimentos desses ativos, paguem os nossos passivos. Então um dos conceitos mais importantes no mundo das finanças é ter mais ativos do que passivos, ou seja, fazer o seu dinheiro trabalhar duro para você, para que você tenha rendimentos sufi cientes para pagar aquilo que você quer comprar.
Eu sei que esse assunto pode ser novo pra você e pode parecer um pouco difícil, por isso te convido a ir para o meu Instagram @fe.reginatto, para assistir a um vídeo, em que eu explico o que são ativos e passivos, você terá mais clareza e poderá começar a construir a sua mentalidade para ter mais ativos do que passivos e construir a sua riqueza.