De janeiro a maio o setor supermercadista acumulou alta real de 5,63% na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. No mês de maio, o setor registrou crescimento de 11,93% em relação a maio do ano anterior, e alta de 3,75% na comparação com abril. Os valores são deflacionados pelo IPCA/IBGE.
“Com a chegada da pandemia do coronavírus (covid-19) e o isolamento social as pessoas intensificaram suas compras de abastecimento com o intuito de estocar produtos e sair menos de casa. Por isso, o aumento nas vendas nos últimos meses já era esperado pelos empresários do setor”, declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Sanzovo destaca ainda que as medidas do governo federal para amenizar os impactos da pandemia na economia, principalmente o auxílio emergencial, também tem refletido no crescimento das vendas dos supermercados. Mesmo assim, não descartou os impactos da queda do poder de compra da população no setor gerado pelo aumento do desemprego no país.
“Muitas empresas, para garantir a sobrevivência dos seus negócios precisaram demitir, aumentando a taxa de desemprego, que seguia em lenta recuperação. O Brasil está entrando em uma séria recessão econômica, assim como a maioria dos países do mundo que foram afetados pelo novo coronavírus. Sabemos que o processo de retomada da economia necessitará do subsídio do governo às empresas que ficaram fechadas, e da desburocratização do ambiente de negócio, redução das tributações e taxas de juros para incentivar novos investimentos e contratações no varejo.”
Compras de alimentos pelo digital também aumentaram
De acordo com a 41ª edição do Webshoppers, estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado pela Ebit | Nielsen, as vendas de alimento de forma online também avançaram durante o período de pandemia. Diversos estabelecimentos, até mesmo os essenciais encontraram esta alternativa para atender os consumidores que evitam sair de casa.
De 17 de março a 27 de abril o e-commerce em geral apresentou alta de 20% de novos consumidores, acima do ano passado, que registrou um crescimento de 19% no mesmo período. Entre os setores que atraíram mais clientes está o de venda de alimentos com 31% de novos consumidores entre março e abril.
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