Cinema que atravessa o mito da criação da vida, a luta pela terra e o corpo pop sobreposto a sons perigosamente irônicos, narrativas sobre a pele de dentro e a pele de fora dos seres humanos. É assim que Isadora Torres e Rogério Emílio definem os filmes que fazem parte da mostra de curtas-metragens da ICine. Ambos são os curadores dos curtas que serão exibidos pelo canal YouTube/ICine.
A mostra é parte da programação do 2º Encontro de Cinema do Interior Paulista e é composta por obras de ficção, documentário e animação produzidas em Sorocaba, Ubatuba, Piracicaba, Assis, Tietê, Serra Negra, Jacareí e Socorro. Os filmes trazem temas ligados à cultura afrobrasileira e indígena, identidade LGBTQI+, resistência e família. Após as exibições será feito um bate-papo com os diretores.
A escolha por curtas produzidos fora da capital foi deliberada: “As diversas gerações de cineastas lutam durante décadas para forjar sua própria linguagem e estética interiorana. Queremos contar nossas histórias de dentro para fora, não que elas se popularizem através de um olhar estereotipado e ingênuo da nossa realidade”, comenta um dos curadores, Rogério Emílio. Para ele, as histórias interioranas devem ser contadas pelos próprios cineastas daquele território, na busca pela emancipação e descolonização cultural e econômica do interior em relação à capital.
ENCONTRO DE CINEMA
O 2º Encontro de Cinema do Interior Paulista é organizado pela ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, e recebe apoio da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e do Polo Audiovisual do Velho Oeste. O evento ocorre desde o início de junho e vai até dia 4 de agosto, com transmissões ao vivo todas as terças, às 19h, no canal da ICine no YouTube, e discute temas ligados à produção e circulação de filmes nos municípios. Para acompanhar a programação, siga a ICine nas redes sociais, em @icineforum.
28/07 TERÇA | 19h – Mostra II – Sentir
Fome, de Felipe Fré (ficção, Tiête)
Num pequeno vilarejo rural, Lia vence dragões montada em sua vassoura enquanto sua mãe, Fátima, cozinha para vencer a fome de mais um dia que chega ao fim. Quando uma dupla de saltimbancos chega ao vilarejo, um evento inesperado faz com que mãe e filha compreendam que a fome é um conceito que pode se estender para além do corpo.
Certas palavras Precisam ser Ditas, de Vinícius Ellero (documentário, Serra Negra)
Um filho busca entender sua história e a de sua mãe através dos relatos de sua família.
Na pele de Charlotte, de Glaucia Veloso (documentário, Jacareí)
Charlotte carrega consigo rótulos que a sociedade lhe impôs ainda na adolescência. Seguir a vida adiante e lidar com sua autoimagem ainda é um desafio a ser vencido.
O Assassino do Bem, de Hiro Ishikawa e Thiago Pedroso (ficção/experimental, Socorro)
Se ele te matou é porque você é chato.
CURADORIA: Isadora Maria Torres (Cineclube Da Luta e Cine Delas) e Rogério Emílio (Cineclube de Itu).
REALIZAÇÃO: ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista
APOIO: Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e do Polo Audiovisual do Velho Oeste
Foto: Divulgação