“O lockdown não é descartado em Rio Claro”, disse o prefeito Juninho da Padaria em entrevista ao Diário do Rio Claro. Nessa terça-feira (21), o prefeito de Limeira, Mario Botion, anunciou que será decretado o lockdown naquele município nos próximos dois fins de semana, dias 25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto.
Para o prefeito de Rio Claro, a medida adotada atende às necessidades do município. “O Prefeito avalia o momento e adota o mecanismo que acredita ser melhor para preservar vidas. Infelizmente, medidas como essa precisam ser tomadas para que a população compreenda a necessidade do isolamento”, destacou, reforçando a necessidade da conscientização.
“O número de casos em Rio Claro aumentou muito e, claro, é nosso desejo ver nosso comércio funcionando, mas todos precisam colaborar para que não seja preciso decretar o lockdown”, apontou Juninho.
LIMEIRA
A aceleração dos casos de coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI levaram o prefeito Mario Botion a decretar lockdown em Limeira. Nesses dias, atividades comerciais e industriais serão proibidas, com exceção da venda de alimentos pelo sistema de delivery, serviços de saúde (hospitais e farmácias), indústrias alimentícias, entre outros serviços especificados em decreto. A partir de hoje (22), a comercialização de bebidas alcoólicas também será vetada, no período das 18h às 8h. A restrição vigorará até 2 de agosto.
Apesar de todas as ações de conscientização da prefeitura sobre a necessidade de isolamento social, o chefe do Executivo afirmou que a população não está seguindo adequadamente as recomendações de distanciamento – o que vem causando a rápida disseminação do vírus no município. “Estamos buscando aumentar ainda mais os leitos de UTI e de enfermaria, mas nesse momento, pela forma como a maioria dos limeirenses tem tratado esse assunto, nos vimos obrigados a decretar lockdown”, frisou.
A medida, conforme Botion, visa diminuir a circulação das pessoas e a velocidade de contaminação, para que os serviços de saúde do município possam acolher adequadamente as pessoas contaminadas e que precisam de tratamento. Até a tarde dessa terça-feira (21), Limeira registrava 4151 casos confirmados de coronavírus e 124 óbitos.
Conforme a atualização, o município tem 104 pacientes de Limeira internados, 75 deles com resultado positivo para a doença. Os demais aguardam o resultado do exame. Do total de internados, 31 pacientes estão em UTI. Outras 15 pessoas estão internadas em Limeira, mas são de Arthur Nogueira (1), Cordeirópolis (6), Engenheiro Coelho (2), Iracemápolis (5) e Rio Claro (1).
Foto: Divulgação